Publicidade
Política

Ato bolsonarista em Brasília tem pedidos de anistia e impeachment de Lula e Moraes

Manifestantes e parlamentares aliados do ex-presidente se reuniram atrás da Torre de TV, em Brasília

Imagem da noticia Ato bolsonarista em Brasília tem pedidos de anistia e impeachment de Lula e Moraes
Publicidade

A manifestação em favor de Jair Bolsonaro, em Brasília, começou às 9h deste domingo (7), feriado dos 203 anos da Independência do Brasil. No estacionamento da Funarte, atrás da Torre de TV, região central da cidade, apoiadores do ex-presidente se concentraram em defesa da liberdade dele e da anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Cartazes, bandeiras, bonés e camisetas traziam palavras de ordem contra o governo e o Supremo Tribunal Federal. Os manifestantes pediam o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do STF Alexandre de Moraes. Algumas faixas faziam referência à Lei Magnitsky, usada pelo governo dos Estados Unidos para impor sanções a Moraes.

O ato contou com a presença de parlamentares aliados de Bolsonaro, entre eles os deputados Mario Frias (PL-SP), Zé Trovão (PL-SC) e Alberto Fraga (PL-DF), além dos senadores Izalci Lucas (PL-DF), Damares Alves (Republicanos-DF) e Jaime Bagattoli (PL-RO).

+ Ministros do STF e governador do DF não comparecem a desfile de 7 de Setembro

Durante a manifestação, foi transmitida uma mensagem da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Ela afirmou que o marido está “humilhado e preso” e fez duras críticas a ministros do STF. Entre as bandeiras do Brasil, manifestantes seguravam a bandeira dos Estados Unidos e gritavam “América, salve o Brasil”.

O ato ocorreu de forma pacífica e, segundo os organizadores, reuniu cerca de 30 mil pessoas.

Ato em fator de Lula

Ao mesmo tempo, na Praça Zumbi dos Palmares, a menos de 2km de distância do ato pró-Bolsonaro, manifestantes favoráveis a Lula se reuniram para defender um “país soberano”. Os participantes fizeram críticas à atuação de Donald Trump em meio ao tarifaço. O ato deu destaque a pautas como o fim da escala 6x1 e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) participou da manifestação. "Os Estados Unidos têm que ser responsabilizado. Nós estamos aqui junto com os movimentos e organizações populares dizendo que não aceitamos a interferência e os ataques que estão sendo feitos contra o nosso país. É a rua se manifestando contra as ações golpistas dentro e fora do Brasil”, declarou o parlamentar.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade