9 Estados e Força Nacional enviam aviões, agentes e cães para operação de resgate no RS
Chuvas fortes são as piores da história do estado gaúcho; mais de 370 mil pessoas estão afetadas e 56 morreram
SBT News
Agentes da Força Nacional e das Defesas Civis dos Estados da Bahia, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo estão apoiando as operações de ajuda e resgate das vítimas das chuvas intensas que atingem o Rio Grande do Sul.
Os temporais que atingiram o Estado do Rio Grande do Sul deixou destruição, cidades isoladas, rompimento de barragem e desabrigados. 281 dos 496 municípios do Estado registraram algum problema por conta das chuvas, com 377.497 mil pessoas afetadas pela tragédia climática.
Confira abaixo como os estados estão ajudando o RS:
- Segundo o Ministério da Justiça, a Força Nacional enviou 100 agentes, com 25 caminhonetes, 3 botes de resgate, 2 ônibus e um caminhão.
- Mais de 200 militares de 9 estados estão no Rio Grande do Sul participando das operações.
- Os 9 estados enviaram mais de 40 viaturas e cerca de 30 embarcações, segundo o governo gaúcho.
- 22 helicópteros participam das operações de busca e salvamento.
- Uruguai deve enviar um avião para ajuda nos resgates.
- Mais de 2 mil policiais e bombeiros do Rio Grande do Sul estão na operação de resgate.
- Segundo o governo gaúcho, 17 aeronaves, 84 embarcações e 385 viaturas das Forças Armadas estão no estado.
- Um hospital de campanha do Exército com 40 leitos será montado na cidade de Lajeado (RS) nos próximos dias. A estrutura é transportada pelo avião gigante KC-390 da FAB. A cidade gaúcha está isolada e sem energia.
- A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal disponibilizaram mais de 100 agentes para participar das operações.
- A PRF cedeu três aeronaves para as operações no RS e a PF enviou um helicóptero.
- São Paulo enviou neste sábado (4) dois helicópteros Águia, da Polícia Militar, para ajudar nos trabalhos -- uma das aeronaves é especializada em apoio médico e hospitalar.
- Cães usados nas operações de resgates após os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, e animais usados nas buscas em Recife (PE) e Petrópolis (RJ) também foram enviados para o RS.
- Minas Gerais também enviou um avião e um helicóptero de apoio para o RS.
- 32 homens do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com 10 viaturas, 11 embarcações e equipamentos para resgates estão no RS e já resgataram 516 e 84 animais que estavam ilhados em situação de risco, em grande parte em cima dos telhados das residências e até de árvores.
Até o momento, em todo o estado, são 67 desaparecidos, 56 mortos e são 32.962 pessoas desabrigadas, sendo destas 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 desajoladas, que estão em casas de familiares ou amigos.