Publicidade
Brasil

Personalidades lamentam morte de Carlos Lyra: veja repercussão

Figuras do mundo político e cultural exaltaram vida e obra do cantor referência da bossa nova

Imagem da noticia Personalidades lamentam morte de Carlos Lyra: veja repercussão
Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

Personalidades da cultura e da política lamentaram a morte do cantor e compositor da bossa nova Carlos Lyra, na madrugada deste sábado (16.dez), em um hospital particular do Rio de Janeiro.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

+ Carlos Lyra, um dos maiores nomes da bossa nova, morre aos 90 anos

Repercussão na arte

O cantor e compositor Gilberto Gil se disse triste com a partida do colega, "que nos deixa aos seus 90 anos com um legado extraordinário". "Um forte abraço em toda a família e amigos", escreveu na rede social X (antigo Twitter).

Gil ainda compartilhou um vídeo interpretando Saudade fez um Samba, composição de Lyra e Ronaldo Bôscoli. O também cantor e compositor Ivan Lins chamou Lyra de um "inovador e incrível harmonizador e melodista" e um de seus "gurus musicais".

Já João Barone, baterista da banda Os Paralamas do Sucesso, classificou o músico como "um dos arquitetos da bossa nova" e "um dos caras mais elegantes da nossa música". 

Políticos lamentam partida de Lyra

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), celebrou o legado "imenso" deixado pelo artista. "Suas composições na bossa nova marcaram várias gerações ao redor do mundo. Lyra foi fundamental na construção da identidade carioca e brasileira", disse.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) falou que "o Brasil amanheceu menos musical hoje". "O compositor foi um dos artífices da bossa nova e um entustiasta e divulgador de artistas como Cartola, Nelson Cavaquinho e Zé Keti", lembrou. 

"Fez música para teatro e cinema e aplicou consciência social em diversas de suas canções. Seu nome está escrito na história da música popular brasileira", disse a parlamentar.

Ex-ministro do Meio Ambiente e atualmente deputado estadual pelo PSB do Rio de Janeiro, Carlos Minc escreveu que o compositor foi "sempre afinado, criativo, criando melodias inusitadas, apreciadas". "Mais um gênio da bossa nova que parte", continuou, lembrando a morte recente de outro símbolo do estilo, João Donato, aos 88 anos.

Roberto Freire, ex-deputado, ex-senador e ex-ministro da Cultura, escreveu que Lyra foi "um dos mais importantes representantes do culturalmente belo e marcante da nossa nacionalidade, o movimento musical da bossa nova". 

Érika Kokay (PT-DF) falou que o músico "foi um dos nossos grandes artistas e ícone da bossa nova". "Dono de melodias inesquecíveis, também emprestou seu talento à luta política, sendo autor do hino da UNE. Deixa uma grande obra!", lamentou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade