Dezembro laranja: hora de conscientizar sobre o câncer de pele
Lesões ou feridas suspeitas em qualquer região do corpo devem ser investigadas rapidamente
Mayra Leal
Com dezembro iniciado, a campanha "Dezembro Laranja" chega em um momento de altas temperaturas e verão se aproximando. O objetivo é conscientizar a população sobre o tipo mais comum de câncer, o de pele.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Para dar conta da seriedade e importância, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promoveu um mutirão de atendimento gratuito em todo o país, no sábado (2.dez). Foram 3,5 mil dermatologistas espalhados pelo Brasil.
Nos atendimentos em Belém, a suspeita de câncer alcançou 20% dos pacientes atendidos. Lesões ou feridas suspeitas em qualquer região do corpo devem ser imediatamente informadas, já que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, são esperados 704 mil novos casos da doença para cada ano do triênio entre 2023 e 2025. Entre os fatores de risco, estão idade, exposição frequente e contínua ao sol sem proteção e hereditariedade.
O uso diário do protetor solar é uma das formas mais eficazes de proteção. O ideal, segundo especialistas, seria implementar o produto como política pública de saúde, já que o item não é barato para a maior parte da população.
LEIA TAMBÉM: