PSDB busca reconstruir partido e elege Marconi Perillo como novo presidente da sigla
Ex-governador de Goiás assume no lugar de Leite; estratégia para 2024 será busca por prefeituras e nomes no Congresso
Tucanos foram às urnas ao longo da convenção do PSDB e elegeram Marconi Perillo o novo presidente do partido. A troca de comando foi oficializada nesta 5ª feira (30.nov), durante evento em Brasília. O ex-governador de Goiás e ex-senador assumiu com a missão de restaurar a força do partido, que sofreu com desfiliações e registrou os piores resultados nas últimas eleições.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Entre os desafios a serem enfrentados por Perillo estão as eleições municipais do próximo ano. O partido aposta em capitais com mais de 100 mil habitantes. Há também expectativa, conforme apurou o SBT News, de que o novo presidente intensifique conversas no Congresso na tentativa de conseguir filiações de parlamentares, principalmente no Senado. O movimento deve ganhar força nos primeiros meses de 2024.
O nome de Perillo veio após embates internos pelo comando do partido. O novo presidente assume o lugar do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e fica no cargo até 2025. A campanha pelo novo indicado recebeu apoio do grupo ligado a Aécio Neves, deputado federal por Minas Gerais e um dos nomes da velha guarda do PSDB.
O principal adversário na disputa era o ex-senador José Aníbal (SP), aliado de Leite. O político retirou o nome da candidatura pouco antes de reunião para confirmar o novo presidente, na 16ª Convenção do PSDB. "Não pareceu suficiente para a disputa", declarou.
+ Izalci Lucas passa comando do PSDB-DF para o filho
A confirmação do novo comando foi anunciada por Leite. Em discurso, o agora ex-presidente tucano assumiu as divisões internas do partido e fez um apelo para que as divergências sejam contornadas para o futuro da sigla: "Temos dentro do partido, naturalmente, disputa por espaços. Não precisamos pensar todos a mesma coisa, mas precisamos pensar na mesma coisa [...] E sermos capazes de arbitrar nossas diferenças internas, nossas divergências no partido.
No discurso de posse, Perillo anunciou projeto em estruturar o PSDB e que uma das prioridades será a de dar apoio a nomes tucanos, como os senadores Izalci Lucas (DF) e Plínio Valério (AM). O novo presidente também citou intenção de uma liderança coletiva: "Para que a gente possa chegar em 2026 com força, musculatura e discurso para convencer a juventude".
Outras lideranças
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, foi eleita nova presidente do PSDB mulher, e reforçou a o planode aumento do partido em municípios: "Eleger o maior número de prefeitos e prefeitas". Gabriela Cruz foi reconduzida para o comando do Tucanafro, vertente que tratada Igualdade Racial da sigla. Veja formação de destaque definida na convenção:
- Presidente de Honra: Fernando Henrique Cardoso;
- Presidente: Marconi Ferreira Perillo;
- 1º Vice-Presidente: Paula Mascarenhas;
- 2º Vice-Presidente: Duarte Nogueira.