Publicidade

Cuscuz paulista é eleito a pior comida do Brasil por guia norte-americano

Prato ganhou nota 3 no levantamento da TasteAtlas; mocotó e maria-mole também estão no ranking

Cuscuz paulista é eleito a pior comida do Brasil por guia norte-americano
Reprodução/TasteAtlas
Publicidade

O cuscuz paulista foi eleito a pior comida brasileira pela enciclopédia gastronômica TasteAtlas. O prato, composto por fubá, azeitonas, sardinha, pimentão, ervilhas e ovos cozidos, ganhou nota 3 do público nomeado como "conhecedores" de comida, que realizou mais de 5 mil avaliações reconhecidas como legítimas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

No top três do ranking, o cuscuz paulista é seguido pelo arroz com pequi, prato típico de Goiás, que recebeu nota 3,1. Em terceiro lugar, aparece o tareco, biscoito popular em Pernambuco feito de farinha de trigo ou milho, ovos, baunilha e açúcar. O doce ganhou nota 3,2.

O quibebe, ensopado feito de abóbora e cebola, ficou em quarto lugar, com pontuação 3,5, enquanto a tradicional maria-mole, popular em festas juninas, alcançou a quinta colocação, com nota 3,6. Houve ainda espaço para a salada de maionese, que foi avaliada em 3,6 estrelas pelo público, ficando em sexto lugar no ranking da TasteAtlas.

Confira o ranking completo:

1 - Cuscuz paulista

O Cuscuz Paulista é um elaborado prato brasileiro composto por fubá enriquecido com azeitonas, sardinhas enlatadas (ou qualquer outro peixe enlatado) e ervilhas -- ingredientes que eram bastante caros e exóticos durante a época da invenção do prato, no século XIX.

Entre o grande número de ingredientes, há também farinha de mandioca, alho, cebola, pimentão, salsa, cebolinha e ovos cozidos. O prato é tipicamente preparado em uma forma de bolo moldada, depois invertida, e a apresentação visual do cuscuz paulista deve ter um efeito "wow" nos convidados.

2 - Arroz com pequi

Arroz com pequi | Reprodução/TasteAtlas

O arroz com pequi é um prato tradicional brasileiro originário das regiões centrais, especialmente popular em Minas Gerais e Goiás. O ingrediente chave do prato é o pequi, uma pequena fruta sazonal com um sabor forte de queijo.

Outros ingredientes usados no prato incluem arroz, óleo, alho, cebola, caldo de galinha, cebolinha picada, sal e pimenta. Os ingredientes são fervidos até que o líquido seja absorvido e o arroz fique macio. Antes de servir, recomenda-se misturar algumas cebolas verdes no prato.

3 - Tareco

Tareco | Reprodução/TasteAtlas

Os biscoitos duros brasileiros conhecidos como tarecos são biscoitos simples compostos por farinha de trigo ou milho, ovos, baunilha e açúcar. Eles se originaram no estado brasileiro de Pernambuco, mas desde então se espalharam e ganharam popularidade em todo o Brasil, tanto que o cantor brasileiro Flávio José intitulou uma de suas músicas Tareco e Mariola.

4 - Quibebe

Quibebe | Reprodução/TasteAtlas

Quibebe é uma sopa ou ensopado farto e brasileiro feito de abóbora de inverno e cebola. Tem uma textura muito espessa e é tradicionalmente servido antes de uma entrada maior ou da refeição principal. O prato é um pouco semelhante ao curry devido ao uso de pasta de pimenta, gengibre moído e leite de coco.

5 - Maria-mole

Maria-mole | Reprodução/TasteAtlas

Maria-mole é uma sobremesa semelhante em aparência a um marshmallow, mas ainda mais macia, geralmente consistindo de açúcar, gelatina, coco e claras de ovo. A Maria-mole foi inventada em São Paulo por Antonio Bergamo, um produtor de doces que queria usar todas as sobras de clara de ovo da fabricação de outros tipos de doces. Hoje, a sobremesa é tradicionalmente servida durante as Festas Juninas.

6 - Salada de maionese

Salada de maionese | Reprodução/TasteAtlas

Salada de maionese é uma salada tradicionalmente servida com churrasco churrasco. Também é conhecida como salada de batata gaúcha desde que foi inventada por gaúchos. A salada é feita com uma combinação de batatas, cenouras, ervilhas, milho na espiga, maçãs verdes fatiadas finamente, uvas passas e maionese.

7 - Sequilho

Sequilhos | Reprodução/TasteAtlas

Sequilhos são biscoitos feitos com uma combinação de amido de milho, fermento em pó, manteiga, leite condensado adoçado, ovos, baunilha e uma pitada de sal. Uma vez que a massa fica rígida, ela é enrolada em bolas que são levemente achatadas com um garfo, dando-lhes um padrão decorativo no processo.

Depois de assados, esses biscoitos leves podem ser consumidos como estão ou emparelhados com frutas, creme ou sorvete.

8 - Mocotó

Mocotó | Reprodução/TasteAtlas

O mocotó é um popular cozido brasileiro feito de pés de vaca, feijão e vários vegetais. O nome do prato deriva da palavra kimbundu mbokotó. Nutritivo e barato, o ensopado era originalmente feito por escravos que usavam cortes de carne que eram jogados fora pelos latifundiários.

O mocotó é especialmente popular no Sul e Nordeste do Brasil. Embora o principal problema do Brasil relacionado ao clima seja como se refrescar, o mocotó é um cozido de inverno perfeito que aquece a pessoa, já que faz parte da herança culinária portuguesa, e as partes montanhosas de Portugal podem ser notoriamente frias.

9 - Caruru

Caruru | Reprodução/TasteAtlas

O caruru é um prato composto por quiabo, camarão seco, cebola e castanha torrada cozida em dendê. Na região da Bahia, o caruru é tradicionalmente consumido como condimento ao lado do acarajé, um tipo de comida de rua composta por ervilhas fritas.

Embora o prato tenha origem africana, é considerado um prato brasileiro que foi exportado para fora da África pelos escravos que trabalhavam nos engenhos de açúcar no Brasil. O caruru é um marco das cerimônias religiosas afro-brasileiras, onde é conhecido sob o nome de amalá, e é um dos preferidos de Xangô, o deus africano iorubá do fogo.

10 - Pé-de-moleque

Pé-de-moleque | Reprodução/TasteAtlas

O pé-de-moleque é um doce tradicional feito de amendoim e rapadura -- açúcar de cana não refinado. O processo de preparo é bastante simples: o amendoim é incorporado ao açúcar derretido, e toda a mistura é despejada em uma superfície plana.

Depois de resfriado, é quebrado em pedaços menores e irregulares de doces. Ingredientes adicionais incluem manteiga, leite e óleo de amendoim, que são todos opcionais, mas até mesmo o amendoim pode ser substituído por várias nozes. Não há uma receita uniforme, pois esses doces podem diferir na cor (do claro ao escuro), no tipo de ingredientes usados e na textura (macia a dura).

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
portalnews
brasil
cuzcuz paulista
eleito
pior comida
guia
eua
tasteatlas
ranking completo
maria-mole
mocotó
pé de moleque

Últimas notícias

Fortaleza registra 21 mortes em meio à onda de violência que atinge a cidade

Fortaleza registra 21 mortes em meio à onda de violência que atinge a cidade

Nove crianças e adolescentes, com idades de 8 a 16 anos, foram baleados durante um ataque a tiros em um campo de futebol na noite desta sexta-feira (21)
Nefo, morto no presídio em SP, prestava contas de atentados a comando do PCC na Bolívia

Nefo, morto no presídio em SP, prestava contas de atentados a comando do PCC na Bolívia

Chefe de plano contra Moro interrompido pela PF trocou 135 mensagens com três terminais bolivianos, em menos de um mês; fazendas de coca seriam QG da facção
Sobe para 8 número de vítimas de chacina em praça no Ceará

Sobe para 8 número de vítimas de chacina em praça no Ceará

Um carro e várias motos abriram fogo contra grupo na praça da matriz de Viçosa
Jovem de 20 anos desaparecido no DF é encontrado morto

Jovem de 20 anos desaparecido no DF é encontrado morto

Policiais civis localizaram o corpo de Yoshinori Kubota Lima no Guará. Ele estava desaparecido há 3 dias
Polícia investiga sumiço de adolescente grávida no Paraná

Polícia investiga sumiço de adolescente grávida no Paraná

Isis Victória Mizerski, de 17 anos, está desaparecida desde 6 de junho; suspeito já foi flagrado agredindo mulheres
Polícia do Rio prende em flagrante assaltante armado em hotel de luxo, em Ipanema

Polícia do Rio prende em flagrante assaltante armado em hotel de luxo, em Ipanema

Homem foi detido pela PM e chegou a fazer funcionário de refém, antes de se entregar
Mounjaro: Novo estudo diz que medicamento pode ajudar a tratar apneia do sono

Mounjaro: Novo estudo diz que medicamento pode ajudar a tratar apneia do sono

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, o uso da tirzepatida pode levar uma queda no número de interrupções respiratórias durante o sono
Como agia influencer preso suspeito de dar golpe de R$ 15 milhões com falsos investimentos

Como agia influencer preso suspeito de dar golpe de R$ 15 milhões com falsos investimentos

Registros de conversas mostram o desespero de vítimas enganadas por Gabriel Pinotti
Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue

Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue

Vacina deve chegar a mais municípios e crianças e adolescentes de 6 a 16 anos poderão ser imunizadas
SBT exibe o último Programa Eliana neste domingo (23)

SBT exibe o último Programa Eliana neste domingo (23)

Apresentadora agradece a todos que participaram do dominical com declarações à equipe e à família e um recado para Silvio Santos
Publicidade
Publicidade