Publicidade
Brasil

Santos e Rio de Janeiro terão partes cobertas pelo mar até 2100, diz ONU

Número de inundações costeiras está aumentando em meio ao rápido derretimento das geleiras

Imagem da noticia Santos e Rio de Janeiro terão partes cobertas pelo mar até 2100, diz ONU
Divulgação/prefeitura de Santos
• Atualizado em
Publicidade

O número de inundações costeiras vem aumentando nos últimos 20 anos, sobretudo devido ao aumento do nível do mar causado pelo derretimento das geleiras. Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), 14 milhões de pessoas a mais em todo mundo vivem em comunidades com chances de inundações, número que pode aumentar para 73 milhões caso o aquecimento global não seja controlado.

+ Leia mais notícias do SBT News

Isso significa que centenas de cidades costeiras altamente populosas enfrentarão maiores riscos de inundações até 2050, incluindo Santos, no litoral paulista, e Rio de Janeiro. Caso o ritmo de emissões de gases de efeito estufa continue conforme o atual, os municípios podem ter, respectivamente, 5,9% e 4,4% dos territórios cobertos pela água até 2100. Esses números passam para 7,57% e 7,35% se as emissões aumentarem.

As projeções foram feitas com imagens de satélite, mareógrafos e modelos do Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O Pnud simulou três cenários diferentes com base no aumento da temperatura média global, sendo baixa (2ºC até 2100), intermediária (2,7ºC) e multa alta (4,4ºC). Nos níveis mais altos de aquecimento, cerca de 160 mil km² de terra costeira (área maior que a Grécia) seriam inundados até 2100, em comparação com um futuro sem mudanças climáticas.

"Essas projeções não são conclusões precipitadas; em vez disso, elas podem ser um catalisador para a ação", disse Hannah Hess, diretora associada do Laboratório de Impacto Climático. "Reduzir as emissões não apenas mitiga o risco, mas nos compra mais tempo para responder proativamente e nos preparar para a elevação dos mares", completou.

Confira as cidades a lista de cidades em risco:

Guayaquil, Equador
Barranquilla, Colômbia
Santos, Brasil
Rio de Janeiro, Brasil
Kingston, Jamaica 
Cotonou, Benim
Calcutá, Índia
Perth, Austrália
Newcastle, Austrália
Sydney, Austrália

Leia também

+ O que esperar se a temperatura média global aumentar mais de 1,5ºC?

+ Saiba o que é mercado de carbono, que o governo quer regular

+ COP28: com ajustes de metas e resultados concretos, Brasil deve chegar confiante a Dubai

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade