Forças Armadas reforçam segurança em portos e aeroportos
3700 militares atuarão no combate ao tráfico até maio de 2024
A partir desta 2ª feira (6.nov), militares da Aeronáutica, do Exército e da Marinha trabalharão com agentes da Polícia Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) nos portos de Santos (SP), do Rio de Janeiro (RJ) e de Itaguaí (RJ), assim como nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Tom Jobim (RJ). O objetivo é o fortalecimento do combate ao tráfico de drogas e de armas e a outras condutas ilícitas, por meio de ações preventivas e repressivas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e a atuação das Forças Armadas foram autorizadas por meio do Decreto nº 11.765, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros José Múcio Monteiro (Defesa) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública).
O decreto também estabelece que Exército e Aeronáutica devem incrementar as operações que já realizam ao longo das fronteiras brasileiras. A Marinha deve fortalecer as ações preventivas e repressivas nas baías de Guanabara e de Sepetiba, ambas no Rio de Janeiro, nos acessos marítimos ao Porto de Santos, na porção brasileira do Lago de Itaipu e na região de fronteira nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.
Esta será a primeira vez que uma missão de GLO contempla áreas específicas de controle federal, e não interfere na atuação dos estados ou do Distrito Federal. De acordo com o ministro da Justiça, Flávio, Dino, não se trata de uma intervenção nos estados. "O que já estamos fazendo é ter presença em áreas federais. Não vamos suprimir a área de competência das polícias do estado ou do município", concluiu Dino.