Festa do Círio de Nazaré 2023 leva milhões às ruas de Belém (PA)
Trajeto de 3,7 quilômetros da grande procissão foi cumprido em quatro horas pelos fiéis
SBT News
Mais de 2,5 milhões de fiéis católicos percorreram, na manhã deste domingo (8.out), pela 231ª vez, as ruas da capital paraense. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizada em Belém (PA), já é considerada a maior festa religiosa do Brasil.
Os milhares de promesseiros nem esperam o sol nascer para caminhar, descalços, rumo à catedral da Sé, localizada no centro histórico da cidade, de onde sai todos os anos a grande procissão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Centenas desses romeiros, ainda são crianças, pequenos anjos que pagam as promessas pelas graças alcançadas ainda no colo dos pais, que buscam perpetuar nos corações dos filhos a tradição da devoção por várias gerações.
Ao longo do percurso de 3,7 quilômetros, tem distribuição de café da manhã, água e muitas orações, formas também de gratidão à proteção da padroeira. Um pouco antes da procissão, ocorreu, por volta de 6 da manhã, a missa campal em frente à catedral.
Quando a imagem entra na berlinda, é difícil explicar o sentimento. É hora de viver mais Círio de luz, com o terço em mãos ou com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré nos braços.
Muitos dos fiéis, para ficarem pertinho da imagem da santa, chegam um dia antes. É o caso de Dona Sônia que atribuiu a cura do câncer à intercessão da virgem de Nazaré.
Mas na hora em que a berlinda é atrelada à corda, a emoção toma conta e a partir de agora, é a fé que conduz a imagem peregrina. Quando os pés saem do chão e a emoção é quem leva os fiéis espremidos segurando a corda, numa comunhão de fé desmedida.