Publicidade
Brasil

Círio de Nazaré: imagem Nossa Senhora percorre ruas de Belém e região metropolitana

Romaria do Traslado é a procissão mais longa da festividade, que atrai uma multidão de fiéis

Imagem da noticia Círio de Nazaré: imagem Nossa Senhora percorre ruas de Belém e região metropolitana
imagem de nossa senhora
• Atualizado em
Publicidade

A segunda procissão da programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré aconteceu nesta 6ª feira (6.out). A imagem peregrina de Nossa Senhora saiu da Basílica de Nazaré, no centro de Belém, às 8h30 e percorreu 53 km no Traslado para Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana. A romaria durou cerca de 10 horas até a chegada da Imagem à Igreja Matriz de Ananindeua, e é a maior das 14 procissões.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Com a volta do formato tradicional da programação e também das procissões, o Traslado para Ananindeua e a Romaria Rodoviária seguiram o mesmo trajeto, diferente dos anos de pandemia. No apoio e segurança, foi mobilizado um efetivo de 110 policiais rodoviários federais, com 62 viaturas, divididos entre 47 motos e 15 carros. 

No percurso, foram feitas paradas para homenagens. Em frente ao Hospital Oncológico Ophir Loyola, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré desceu da berlinda e foi ao encontro de quem pede por cura. Nas ruas, em frente às casas, devotos emocionados esperaram a passagem da Santa.

Numa devoção que move os paraenses, a procissão, que leva um milhão e 300 mil pessoas às ruas, é realizada desde 1992. Foi com Dom Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese de Belém entre 2004 a 2009, que o traslado para Ananindeua passou a percorrer os bairros mais necessitados e distantes, alterando a procissão em aproximadamente 20 km, para enfatizar a evangelização para todos.

O Círio é uma grandiosa manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre no mês de outubro. Realizado há mais de 200 anos em Belém, no Pará, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade