Estrangeiro é flagrado em ato de racismo no Rio: "negro de merd*"
Vídeo foi divulgado pelo procurador da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, que pediu ajuda para identificar agressor
Um homem, que se disse argentino, foi flagrado gritando ofensas racistas dentro da estação de trem de Deodoro, na zona oeste do Rio de Janeiro, nesta 3ª feira (3.out). Um vídeo com o ato criminoso foi divulgado nas redes sociais pelo procurador da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Rodrigo Mondego, que pediu ajuda para identificar o agressor.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nas imagens, é possível ver o racista na plataforma de embarque. Ele grita repetidas vezes: "negro de merd*". Uma mulher negra está na sua frente.
Logo em seguida, ele prossegue com mais frases racistas: "tem que ficar escravo, escravo toda a sua vida. Escravo. Tem que ficar. Negro que acorda: 'agora sou livre'. Tem que ficar escravo".
O vídeo foi feito pela psicóloga Juliane Vieira, que aguardava para embarcar em um trem, e compartilhado por Mondego no Twitter. Ele pediu ajuda para identificar o homem, no que denominou "operação caça racista".
"Operação caça racista. Um homem, que se disse argentino, escancarou seu racismo hoje na estação de trem de Deodoro no Rio. Vamos fazer com que ele responda por esse crime. Compartilhe para que o identifiquemos e, se tiverem informações sobre ele, podem me passar inbox", disse o procurador.
OPERAÇÃO CAÇA RACISTA! ?
? Rodrigo Mondego (@rodrigomondego) October 4, 2023
Um homem, q se disse argentino, escancarou seu racismo hoje na estação de trem de Deodoro no Rio.
Vamos fazer com q ele responda por essa crime. Compartilhe para q o identifiquemos e se tiverem informações sobre ele, podem me passar inbox.
O registro? pic.twitter.com/a71gJFEsfY