Atendimentos por exposição ao calor dobram em SP, com registro de 5 mortes em 2023
Neste domingo, a cidade já bateu a marca de maior temperatura do ano; dia ainda pode ter novos recordes
Emanuelle Menezes
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) registrou, nos sete primeiros meses de 2023, um aumento de 102,5% nos atendimentos ambulatoriais e internações por causas relativas à exposição ao calor em relação a 2022. Foram 312 neste ano e 154 no mesmo período de 2022. A pasta registrou também cinco mortes por causas relacionadas ao calor em 2023.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a secretaria, é preciso reforçar para toda a população "a necessidade de cuidados redobrados durante esta semana, quando as altas temperaturas no estado de São Paulo podem chegar aos níveis mais elevados do ano. Pessoas com mais de 60 anos, crianças com menos de quatro anos e pessoas com deficiências cognitivas são as mais afetadas".
Neste domingo, a cidade de São Paulo já bateu o recorde de maior temperatura do ano. Os termômetros das estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura da capital registraram a média de 34,7°C, por volta das 12h20.
A temperatura de 34,7ºC foi registrada também na sexta (22) e no sábado (23). Com a possibilidade do calor aumentar ainda mais durante a tarde deste domingo, com previsão de chegar a marca de 36,0°C, o dia ainda pode ser de novos recordes.