Militares da Marinha promovem ação na Ilha da Trindade no Dia Mundial da Limpeza
Foram recolhidos cerca de 23 kg de lixo na Praia das Tartarugas
Guilherme Resck
Militares da Marinha do Brasil promoveram neste sábado (16.set), em conjunto com pesquisadores do Programa Ecológico de Longa Duração das Ilhas Oceânicas Brasileiras, uma ação de limpeza na Praia das Tartarugas, localizada na Ilha da Trindade, para retirar o lixo do local. Hoje é comemorado o Dia Mundial da Limpeza.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A ilha é a oceânica brasileira mais distante da costa, a 1,2 mil km do litoral do Espírito Santo. Já a Praia das Tartarugas é onde fica a maior concentração de ninhos de tartarugas-verdes no local. O período de reprodução da espécie começa em novembro; a Ilha da Trindade é o segundo maior sítio reprodutivo no Oceano Atlântico e o maior do país.
Segundo a Marinha, o lixo recolhido na ação de hoje chega a ela pelas correntes marinhas.
"A forte influência dessas correntes (corrente do Brasil e Sul Equatorial) arrasta, anualmente, milhares de resíduos para o local. A origem dos resíduos, em grande parte garrafas plásticas e microplásticos, é oriunda de diversas partes do mundo, sendo possível observar diferentes idiomas estampados nos objetos encontrados ao longo de toda a extensão da faixa de areia. Os resíduos foram coletados, pesados (cerca de 23 kg) e estão sendo identificados quanto às suas origens", acrescenta o comunicado.
Confira fotos da ação: