USP é a melhor universidade da América Latina e Caribe; confira ranking
Consultoria britânica avaliou e classificou 430 instituições de 25 países
Guilherme Resck
A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor universidade da América Latinha e Caribe, segundo a 13ª edição do QS Latin America & The Caribbean Ranking, publicada nesta 4ª feira (13.set) pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Foram avaliadas e classificadas 430 instituições de 25 países do território latino-americano e caribenho. Na segunda e terceira colocações, ficaram, respectivamente, a Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Aparecem no Top 10 também outras duas instituições brasileiras: a Unicamp, em 3° lugar, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 7º, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 10º.
O Brasil é o país com mais universidades ranqueadas (97), seguido do México (63) e da Colômbia (61). Confira o Top 10:
- Universidade de São Paulo (USP) - Brasil
- Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile) - Chile
- Unicamp - Brasil
- Instituto Tecnológico de Monterrey - México
- Universidade do Chile - Chile
- Universidade dos Andes - Colômbia
- Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) - México
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil
- Universidade de Buenos Aires (UBA) - Argentina
- Unesp - Brasil
Exemplos dos oito indicadores avaliados para classificar as universidades são empregabilidade, rede internacional de pesquisa e publicações por faculdade. Os dois primeiros foram incorporados neste ano. A USP alcançou a média de 91 pontos, de um total de 100 pontos, e ficou na liderança em dois dos oito - rede internacional de pesquisa e publicações por faculdade.
Segundo o Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da Universidade de São Paulo, esta "não realiza suas atividades buscando resultados em rankings". "Priorizamos sempre a excelência nas nossas ações, principalmente no ensino de graduação e pós-graduação, na pesquisa e inovação e nas atividades de cultura e extensão, com foco na inclusão e no desenvolvimento sustentável", complementou.
Ainda de acordo com ele, porém, "é muito bom ver esse trabalho reconhecido por instituições internacionais. É, de certa forma, um certificado de qualidade, mostra a pujança do ensino superior brasileiro e faz com que a responsabilidade da USP se torne ainda maior".
Para o vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, "o Brasil teve um desempenho excepcional no ranking deste ano, com duas universidades brasileiras entre as três melhores universidades da região".
Veja também: