8 de janeiro: especialista fala sobre papel das big techs em momentos críticos da sociedade
Levantamento alerta que muitas plataformas não possuem regras específicas para tratar de temas como incitação à violência e ruptura democrática
SBT News
Nos últimos anos, vimos a crescente atuação de pessoas e movimentos nas redes sociais. No Brasil, passamos por alguns dos principais cenários em que o papel da internet foi evidente, como as eleições de 2018 e 2022, além dos acontecimentos de 8 de janeiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A edição do Brasil Agora desta 2ª feira (10. set) trouxe informações divulgadas em estudo realizado pelo InternetLab, que alerta para o fato de as grandes plataformas, também conhecidas como big techs, não estarem totalmente preparadas para impedir ações em massa, como a difusão de fake news e o arrebanhamento de pessoas que tenham interesses contrários à democracia.
Segundo Ester Borges, coordenadora de informação e política do InternetLab, as atuais diretrizes das empresas controladoras das redes sociais no Brasil não são totalmente eficazes para evitar que um segundo levante, como o que ocorreu em 8 de janeiro, volte a acontecer.
Assista, a partir de 1h31min: