Publicidade
Brasil

PF faz operação para investigar desvio de verbas federais da Codevasf

Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, em três cidades do Maranhão

Imagem da noticia PF faz operação para investigar desvio de verbas federais da Codevasf
PF faz operação para investigar desvio de verbas federais da Codevasf (PF/Divulgação)
• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta 6ª feira (1º.set), a Operação Benesse, que investiga desvio de verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A investigação, iniciada em 2021, tem como objetivo desarticular organização criminosa que praticava fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

Os agentes federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nas cidades de São Luís (MA), Bacabal (MA) e Vitorino Freire (MA).

A operação ainda cumpre medidas cautelares como afastamento da função pública, suspensão de licitações, vedação da celebração de contratos com órgãos públicos e ordens de indisponibilidade de bens.

A primeira fase, batizada de Odoacro, foi deflagrada em 20 de julho de 2022, enquanto a segunda, Odoacro II, em 5 de outubro do ano passado. A Benesse, segundo a PF, atinge o núcleo público da organização criminosa, "após se rastrear a indicação e o desvio de emendas parlamentares destinadas à pavimentação asfáltica de um município maranhense".

Os investigados podem responder por fraude a licitação, lavagem de capitais, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e passiva.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade