123milhas demite funcionários em três setores da empresa
Colaboradores das áreas de promoção, recompra e emissão foram afastados quando chegaram ao trabalho
SBT News
Na manhã desta 2ª feira (28.ago), em frente à sede da 123Milhas, em Belo Horizonte, muitos funcionários se surpreenderam com a decisão da empresa de cortar colaboradores das áreas de promoção, recompra e emissão de passagens e vouchers.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os funcionários falaram em cerca de mil dispensas no país. A plataforma de viagens confirma as demissões, mas sem dar números e justifica a medida como parte de um plano de reestruturação interna para "estabilizar a condição financeira da empresa".
No sábado (26.ago), a Hotmilhas suspendeu temporariamente a compra de milhas, alegando "forte queda das vendas" de sua controladora, a 123milhas.
A Promotoria de Justiça do Consumidor de São Paulo se reuniu com os advogados da empresa. Eles afirmaram que novos pacotes promocionais não estão sendo vendidos, mas não deram garantias de como vão honrar os pacotes Promo já quitados pelos clientes.
O promotor de justiça, Cesar Ricardo Martins, disse que é importante "saber é qual é a capacidade que a empresa realmente tem para poder ouvir, registrar aquilo que o consumidor quer para poder se tentar dar uma solução". O promotor acredita que a solução só virá com a assinatura de um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta.
Multa
A Senacon - Secretaria Nacional do Consumidor -, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, pode aplicar uma multa de até R$ 13 milhões de reais contra a 123milhas, caso a empresa não devolva o dinheiro de consumidores afetados pela suspensão de pacotes de viagens promocionais. A agência insiste no reembolso sob forma de voucher, para ser gasto em produtos da própria empresa.
A viagem da redatora Ana Parise, entre Porto Alegre e São Paulo, marcada para novembro, foi cancelada. Ela havia se programado para assistir ao show da banda mexicana RBD. Ana nem pensa no voucher e quer dinheiro vivo para comprar outra passagem e realizar um sonho de infância, como explica: "Um show que eu espero há 15 anos. Quando eu era criança, não tive condições de ir e agora que criei as condições acontece isso, então é muito frustrante".