Morre o ex-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles
Dornelles era presidente de honra do Progressistas (PP) e estava internado em um hospital no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio
Morreu nesta 4ª feira (23.ago), no Rio de Janeiro, o ex-governador Francisco Dornelles, aos 88 anos. Dornelles era presidente de honra do partido Progressistas e estava afastado da vida pública nos últimos anos.
Nascido em Belo Horizonte (MG) em 1935, Francisco Dornelles, foi por duas vezes vice-Governador do Rio de Janeiro, mas assumiu o cargo de Governador por situações distintas em 2016, 2017 e 2018. A última delas, entre 29 de novembro de 2018 e 01 de janeiro de 2019, em função da prisão do então mandatário, Luiz Fernando Pezão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Além de Governador e vice, Francisco Dornelles atuou em 1985 como ministro da Fazenda, além de ministro de Indústria, Comércio e do Turismo, e ministro do Trabalho e Emprego no governo de Fernando Henrique Cardoso, senador pelo Rio de Janeiro, Deputado Federal e secretário da Receita Federal.
O político sofria de problemas de saúde nos últimos anos, tendo sito hospitalizado em 2017 para tratar de uma arritmia cardíaca. Ele estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, de Botafogo, desde maio. Ainda não se tem informação sobre o motivo da sua morte.
O Secretário de Saúde do Rio, Dr Luizinho, declarou em sua rede social: "Amigo, líder, ídolo, o maior político da História do Rio de Janeiro. Francisco Dornelles era um guia e um exemplo a ser seguido! Que Deus abençoe e ilumine Dona Cecília e todos os seus familiares".
Amigo, líder, ídolo, o maior político da História do Rio de Janeiro. Francisco Dornelles era um guia e um exemplo a ser seguido! Que Deus abençoe e ilumine Dona Cecília e todos os seus familiares. ?? pic.twitter.com/PcVPwl2NeS
? Dr. Luizinho (@Doutorluizinhot) August 23, 2023