Animais começam a chegar à Expointer, uma das maiores feiras de agronegócio do país
Ao todo, 4,2 mil exemplares ficarão expostos ao público, em Esteio (RS). São principalmente cavalos, bovinos de leite e corte, ovelhas e pets.
SBT News
Os animais começaram a chegar ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), na Região Metroplitana de Porto Alegre, nesta 2ª feira (21.ago). Eles são as principais estrelas da feira de agronegócio do Rio Grande do Sul, que começa no sábado (26.ago) e segue até o fim de semana seguinte. O evento é conhecido como o maior do tipo, a céu aberto, na América Latina.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Três ovinos reprodutores da raça Texel foram os primeiros a entrar, direto da Cabanha Oliveira, de Uruguaiana (RS), na fronteira: a cordeira Gauchinha, de 7 meses; e os machos Estrambólico, de 1 ano e 8 meses, e um de 1 ano e 2 meses, ainda sem nome. Ao todo, 4.275 animais foram inscritos para esta edição. Todos os exemplares passarão pela equipe do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal do governo do estado. Só entre bois, zebus e búfalos, são quase 3,5 mil exemplares. Esses são os chamados animais de argola, que participam de competições e julgamentos ao longo do evento.
"Estou acostumado a vir desde pequeno. Cada vez que a gente vem, dá um frio na barriga", diz o produtor rural Raul Southall, de São Gabriel (RS). Na fazenda, ele cria e aprimora a genética de bois das raças Braford, Hereford e Brangus. E, por isso, espera medalhas.
Há animais de grande porte, mas também pets, em um pavilhão especial. Os coelhos e as chinchilas, um tipo de roedor, são atração à parte e atraem, principalmente, as crianças.
A Expointer promete quebrar recordes neste ano com a venda de máquinas, alimentos da agricultura familiar, artesanato e animais, com mais de 1,5 mil expositores. No ano passado, o faturamento alcançou R$ 7,1 bilhões.