Brasília recebe 7ª Marcha das Margaridas
Expectativa é que mais de 100 mil mulheres participem do evento e da tradicional marcha em direção à Esplanada dos Ministérios
Com o lema "Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver", a 7ª Marcha das Margaridas, considerada uma das maiores mobilizações de rua do mundo, deve reunir mais de 100 mil mulheres brasileiras a partir desta 3ª feira (15.ago) em Brasília.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), o evento reúne mulheres do campo, da cidade, da floresta e das águas, além de representantes de 33 países e acontece a cada quatro anos, sempre em agosto, mês da morte da sindicalista Margarida Alves.
O movimento, que surgiu no ano 2000, visa dar visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena às mulheres.
Entre as pautas que devem ser apresentadas para o Governo Federal estão: democracia participativa e soberania popular; poder e participação política das mulheres; vida livre de todas as formas de violência, sem racismo e sem sexismo; autonomia e liberdade das mulheres sobre o seu corpo e a sua sexualidade; proteção da Natureza com justiça ambiental e climática; autodeterminação dos povos, com soberania alimentar, hídrica e energética.
Assim como a democratização do acesso à terra e garantia dos direitos territoriais e dos maretórios; direito de acesso e uso da biodiversidade, defesa dos bens comuns; vida saudável com agroecologia e segurança alimentar e nutricional; autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda; saúde, previdência e assistência social pública, universal e solidária; educação pública não sexista e antirracista e direito à educação do e no campo; e universalização do acesso à internet e inclusão digital.
O ato de Abertura da Marcha das Margaridas acontece no palco principal do Pavilhão do Parque da Cidade, às 17 horas desta 3ª feira (15.ago). Entre as autoridades presentes, estão confirmadas as presenças do vice-presidente, Geraldo Alckmin; das ministras Cida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial), Nísia Trindade (Saúde), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima); ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrária e Agricultura Familiar) e Sílvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania).
A tradicional marcha de mais de seis quilômetros em direção à Esplanada dos Ministérios acontece na 4ª feira (16.ago), a partir das 7h. E a expectativa das participantes é que o anúncio com os resultados das negociações seja feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encerramento do evento, programado para as 10h30 do mesmo dia.