RS: Parque do Caracol, na Serra Gaúcha, celebra 50 anos
Um dos símbolos do Rio Grande do Sul comemora cinquentenário unindo tradição e novidades
Guilherme Fadanelli
Um dos locais mais simbólicos do Rio Grande do Sul comemora 50 anos. O Parque Estadual do Caracol, na Serra Gaúcha, é um marco por conta da cascata de mesmo nome: são 131 metros de queda d?água, equivalente a um prédio de 40 andares.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O visual deslumbrante se une ao som relaxante da água correndo, com o verde pulsante da Mata Atlântica e o ar puro da serra. Quem visita o parque, impulsionador do turismo gaúcho, pode subir em um elevador panorâmico para ver a cascata a uma altura de 27 metros, garantindo lindas imagens no mirante.
O parque também tem três trilhas onde é possível ver outras quedas d?água, além do contato com 186 espécies de flora e 294 de fauna. A área é totalmente preservada e é preciso fôlego para encarar os caminhos, aliviados com pontos estratégicos de parada para relaxar em meio à natureza.
Os visitantes podem praticar esportes em quadras de futebol e vôlei, e o parque ainda tem restaurante e lojas. Fundado em 1973 com área de 100 hectares, o "cinquentão" passou por várias mudanças. A última novidade, em dezembro do ano passado, é a concessão do parque à iniciativa privada por 30 anos.
Foram implementados novos acessos, sinalização e um passaporte para guiar os visitantes em oito atrações do parque. Após completar o percurso com oito carimbos, uma lembrança do parque é dada de presente.
LEIA MAIS: