Canhões do século 17 são encontrados em obras no centro histórico de Salvador
Peças estavam soterradas e foram encontradas durante obras de requalificação em praça da capital baiana

Mateus Locatelli
Um sítio arqueológico foi identificado durante obras na região da Cidade Baixa, em Salvador (BA). Dois canhões foram encontrados durante as obras de requalificação da Praça Irmãos Pereira, no Centro Histórico da cidade. As imagens foram divulgadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta 5ª feira (3.ago).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Após análises preliminares de especialistas, acredita-se que os artefatos, que estavam soterrados, são datados dos séculos XVII ou XVIII. Para o Instituto, é provável que os canhões integrassem uma das linhas de defesa posicionada atrás do antigo Forte da Laje, hoje inexistente, e confundido por muitos com o Forte de São Marcelo. Informações prévias revelam que ao menos um dos canhões não se encontrava em sua posição original.

De acordo com o arqueólogo do Iphan-BA, Alexandre Colpas, é responsabilidade do Instituto fiscalizar obras e assegurar que as pesquisas arqueológicas sejam devidamente realizadas. "Os achados são uma evidência material respaldada em iconografia da época, que materializa referências históricas da primeira capital do nosso país", afirmou.

As duas peças encontradas forão encaminhadas para ações de curadoria e acondicionamento adequado.
A Praça Irmãos Pereira, situada entre as ruas da Conceição da Praia e Manoel Vitorino, será repaginada. O espaço ganhará um edifício-garagem em dois níveis, área de convivência e revitalização do monumento aos Irmãos Pereira, instalado no local em 1954.
VEJA TAMBÉM: