Zelensky diz que guerra está retornando ao território russo
Afirmação do presidente ucraniano foi feita após ataque com drones em Moscou no domingo (30.jul)
Beatriz Puente
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se pronunciou nas redes sociais sobre o ataque com drones em Moscou na madrugada de domingo (30. jul). Em vídeo, ele disse que "gradualmente, a guerra está retornando ao território da Rússia" e que isso faz parte de um processo "inevitável, natural e absolutamente justo" da guerra.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apesar da declaração, a Ucrânia não assumiu oficialmente a autoria do ataque.
De acordo com autoridades russas, os drones danificaram a fachada de dois prédios. Os edifícios ficavam a alguns quilômetros do Kremlin. Um guarda responsável pelo prédio ficou ferido.
Quando os drones atingiram os prédios, faíscas, chamas e fumaça saíram da construção. Janelas foram quebradas e detritos caíram na rua.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que três drones ucranianos foram derrubados e que dois se chocaram a escritórios. Nas últimas 24 horas um total de 44 equipamentos do tipo foram interceptados, disse o ministério.
Por conta do ataque, os voos foram temporariamente suspensos no aeroporto de Vnukovo, em Moscou, e o espaço aéreo sobre a capital e regiões periféricas foi temporariamente fechado.
O presidente Vladimir Putin estava em São Petersburgo, na Cúpula com os países africanos, no momento que os drones atingiram Moscou.