Secretário nacional de Justiça visita afegãos no litoral de São Paulo
Local é abrigo para os refugiados, que passaram dias no Aeroporto Internacional de São Paulo
Januário Barbosa
O secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho visitou nessa 6° feira (28 de Jul.) o centro de acolhida que fica nas instalações da Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, em Praia Grande, no litoral paulista. A visita marca mais uma etapa do processo de acolhimento de mais de 150 afegãos refugiados desde o início do mês de julho no país. Antes disso, o grupo passou dias dormindo em condições precárias no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Durante a reunião, Augusto de Arruda Botelho afirmou que, até o meio de agosto, os refugiados serão transferidos para um novo centro de acolhimento, que está sendo construído em outra cidade (ainda não divulgada) do estado de São Paulo. Ele disse ainda que o governo federal montou um plano a longo prazo, que será apresentado ao presidente da República e ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, nos próximos meses.
Botelho comentou, também, o sucesso na parceria com a prefeitura de Praia Grande: "nós conseguimos montar uma força-tarefa que contou muito com a participação da prefeitura, do governo do estado tanto pra tratamento emergencial de saúde quanto a obtenção de documentos porque esse é o acolhimento verdadeiro".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Brasil entrou na rota imigratória dos refugiados desde que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu visto humanitário e desde começo do ano, mais de 2 mil afegãos desembarcaram no país, na tentativa de fugir da violência do Talibã, que tomaram o poder há quase dois anos no Afeganistão. Enquanto isso, os refugiados recebem todo um suporte inicial para que possam recomeçar uma nova vida.