Morre João Donato, pioneiro da Bossa Nova, um dos maiores músicos do país
Instrumentalista e compositor de 88 anos teve complicações por problemas de saúde
Cido Coelho
Morreu na madrugada desta 2ª feira (17.jun), o músico e compositor João Donato. A informação foi confirmada pela família do músico.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Donato morreu devido a uma série de problemas de saúde, como uma infecção nos pulmões recentemente.
Nascido em 1934, no Rio Branco, no Acre, João Donato foi pianista, arranjador, cantor, acordeonista e compositor. Considerado um dos maiores instrumentalistas do país.
Durante sua infância ele sempre teve aproximação com a música, brincando com flautas e, depois, recebendo um acordeom de oito baixos e entre outros instrumentos.
Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro em 1945, onde passou a tocar em festas do colégio onde estudava.
Na mesma época conheceu o grupo Namorados da Lua, onde conheceu os amigos Lúcio Alves, Nanai e Chicão.
O acriano também foi integrante do programa de música nordestina "Manhãs da Roça", na Rádio Guanabara.
Em 1949, Donato começou a participar de jam-sessions na casa de Dick Farney e no Sinatra-Farney Fan Club. Também foi integrante do grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional, com quem gravou um LP com as músicas Brejeiro, de Ernesto Nazareth e Feliz Aniversário, de Altamiro Carrilho e Ari Duarte.
Nas redes sociais do músico, já anuncia que o velório de João Donato acontecerá no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em dia e horário que será definido.
Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias. Agora sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo, diz a publicação nas redes sociais do pioneiro da Bossa Nova.