Família negra denuncia racismo dentro de shopping na Grande SP
Cliente fez gestos imitando um macaco para as vítimas; câmeras flagraram parte das agressões
Luciano Teixeira
Uma família de mulheres negras denunciou ter sido vítima de racismo dentro de um restaurante, em um shopping da Grande São Paulo. Parte das ofensas foi flagrada pelo circuito de segurança do local.
Nas imagens, é possível uma mulher, de agasalho claro, provocando a mesa ao lado. Ela é acusada de fazer gestos imitando um macaco, para ofender a família. Logo depois, começa a confusão.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A situação é contida por funcionários do restaurante. Minutos antes, câmeras registraram a agressora, aparentemente irritada, após uma das vítimas passar pela mesa dela. Um homem, que está com acusada, tenta acalmá-la. Ela se recusa a deixar o local, e o rapaz vai embora.
Logo depois do incidente, a família procurou uma delegacia e registrou um Boletim de Ocorrência por injúria racial. No depoimento, as vítimas disseram que as agressões começaram quando elas chegaram ao shopping, antes do que foi registrado nas imagens de segurança.
"Ela falou assim: 'nossa, vocês são lindas e corajosas de estar aqui'", conta a autônoma Rosilene Silva Mendes Xavier, uma das vítimas. A acusada de racismo ainda não foi identificada.
"Quando eu olhei para trás, ela já estava fazendo o gesto de macaco. Foi quado a gente se descontrolou, e foi toda a confusão", lembra a cabeleireira Rosinei da Silva Mendes, que também foi ofendida pela mulher.
O advogado da família quer a identificação e responsabilização dos envolvidos. "Requer também a prisão preventiva dela. Vamos também identificar a responsabilidade do shopping", afirma José Luiz de Oliveira Júnior.
"Foi difícil, para mim, digerir. Eu falei: não, não vou me calar mais. Já sofri racismo, sim, várias vezes. Somos pobres, honradas, honestas, mulheres empoderadas, trabalhamos para poder ir em qualquer lugar, qualquer lugar a gente pode ir", conclui Rosilene.
Em nota, o Shopping Open Mall The Square manifestou solidariedade à família, e disse estar à disposição para ajudar a elucidar os fatos junto às autoridades.