Festival de Inverno agita Campos do Jordão (SP)
Maior evento de música clássica da América Latina vai até dia 30 de julho
SBT News
Nessa época do ano, Campos do Jordão é um dos destinos mais procurados pelos turistas que gostam do friozinho da Serra da Mantiqueira, em São Paulo. A taxa de ocupação dos hotéis já chegou a 80% neste mês.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Fábio Mazzoni é curador artístico e sempre procura Campos do Jordão para curtir as férias.
"Campos tem uma variedade incrível de opções de lazer, de hospedagem, de gastronomia. Mas alguns lugares são realmnente especiais! Faço alguns festivais aqui na cidade, sou curador. Então, eu venho para cá a trabalho, mas também venho a passeio. Por exemplo, agora estou passando férias com a minha família, meu filhos, com a minha mãe", conta Mazzoni.
A 1,6 mil metros de altitude, Campos do Jordão é a cidade mais alta do país. No inverno, a geada e temperaturas negativas são comuns e acontece o maior evento de música clássica da América Latina, com orquestras sinfônicas do Brasil inteiro. O destino turístico superlota nessa época.
De acordo com o Censo 2022, Campos do Jordão tem cerca de 47 mil habitantes, mas durante o inverno, com a procura dos turistas, a cidade abriga mais de um milhão de pessoas.
E apesar do frio, o setor hoteleiro está aquecido e tem opção para todos gostos e bolsos. Paulo Costa, diretor do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) de Campos do Jordão, explica que, durante a semana, os pacotes podem chegar a quase metade do valor do fim de semana:
"Interessante, no meio de semana, a gente está vendo que a rede hoteleira está oferecendo descontos nos seus pacotes que chega a 40% com relação ao final de semana. Então a gente vê que tem um público também no meio de semana que está crescendo em virtude desse desconto oferecido pela rede hoteleira."
É a oportunidade para quem gosta de curtir o friozinho da serra e ainda apreciar uma boa música. O Festival de Inverno de Campos do Jordão vai até o dia 30 de julho. Os ingressos variam de R$ 50,00 a R$ 100,00, mas também tem uma cota de entradas gratuitas que podem ser retiradas uma hora antes de algumas apresentações.