RJ: Castelo da Ilha Fiscal reabre ao público neste sábado (08)
Construído no fim do século XIX, construção foi o palco do último baile do Brasil Império
Liane Borges
Depois de um ano e meio fechado para obras, o imponente castelo da Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, irá reabrir ao público, neste sábado (09.jul).
Dos quatro prédios da Ilha Fiscal, o mais impressionante foi erguido no fim do século XIX. Lá funcionava a alfândega do porto do Rio de Janeiro. Em estilo neogótico, a construção não passava por uma grande reforma há três décadas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Vigas e pilares foram reforçados, e a fachada ganhou pintura nova, na cor original. Um investimento de R$ 3,5 milhões para recuperar muita história. Uma exposição no local revela detalhes daquela época. Os vitrais se mantêm como no Império.
A ilha também é famosa por ter sido palco do último baile do Brasil imperial, seis dias antes da proclamação da República, em 1889. Os salões reuniram até 3 mil convidados da Coroa.
Naqueles tempos de Dom Pedro II, uma pequena embarcação era usada no trajeto até a ilha. A galeota foi restaurada e pode ser conhecida pelos visitantes. Ela era impulsionada pela força de 30 remadores. O acabamento, folheado a ouro, foi preservado. Dos detalhes ao imponente castelo, toda a ilha fascina e ajuda a manter viva uma parte importante da História do Brasil.