Presidente Lula participa de inauguração de rodovias na Bahia
Conclusão das obras e início da operação estão previstas para 2027
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta 2ª feira (3.jul), da cerimônia de início das obras no lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), em Ilhéus (BA). A integração ferroviária consolidará um corredor de escoamento de minério da região sul do estado e de grãos da região oeste. Quando estiver em plena operação, estima-se uma redução de 86% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Eu quero dizer aos empresários envolvidos [nesta obra] que o interesse do Brasil é ter a soberania nacional. Por favor, trabalhem para fazer esta entrega até 2026", disse o presidente.
Sobre a FIOL
Será composta por três trechos, sendo que o primeiro trecho (FIOL 1) liga as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, percorrendo 537 quilômetros (km) de extensão e passando por 19 municípios. A previsão de conclusão e início da operação é a partir de 2027.
O lote 1F é um dos quatro lotes de construção da FIOL 1 e conta com 127 km de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. As obras no lote 1F contam com investimento inicial da ordem de R$ 1,5 bilhão e têm previsão de durar 36 meses.
No total, a FIOL terá 1.527 km de extensão, aproximadamente. Vai ligar o futuro Porto de Ilhéus (no litoral da Bahia) ao município de Figueirópolis (no Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Governo Federal trabalham para a concessão dos outros dois trechos: a FIOL II, entre Caetité e Barreiras (BA), com obras em andamento, e a FIOL III, de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), que aguarda licença de instalação.