Ministros e políticos vão ao velório de Sepúlveda Pertence
Presidente Lula enviou coroa de flores: "Incansável na defesa da democracia"
Murilo Fagundes
O corpo de Sepúlveda Pertence, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, foi velado nesta 2ª feira (3.jul) no Salão Branco da Corte, em Brasília.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Magistrados, políticos e ex-integrantes do Supremo estiveram no local. Outros enviaram coroas de flores com homenagens. Nelson Jobim, ministro aposentado do STF, elogiou a trajetória de Sepúlveda.
"Zé Paulo tinha coragem, autonomia e um respeito absoluto ao estado de direito", disse.
José Paulo Sepúlveda Pertence tinha 85 anos. Ele morreu na madrugada do domingo (2.jul) por falência múltipla de órgãos. Pertence foi nomeado ministro do Supremo em 4 de maio de 1989, pelo ex-presidente José Sarney, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Oscar Corrêa. Tomou posse em 17 do mesmo mês. Se aposentou, a pedido, em 17 de agosto de 2007.
Homenagens
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava em um evento de inauguração de trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste em Ilhéus (BA). Por isso, ele não participou do velório. Mas ele e a primeira-dama Janja Lula da Silva enviaram uma coroa de flores com os dizeres: "Incansável na defesa da democracia".
Também foram ao velório a presidente do Supremo, Rosa Weber, os ministros Dias Toffoli e Cármen Lúcia. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino também esteve presente.