Ibama realiza maior apreensão de barbatanas de tubarões do mundo
Cerca de 28,7 toneladas foram capturadas e pode representar a morte de 10 mil animais, segundo instituto
Wagner Lauria Jr.
Nesta 2ª feira (19.jun), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) apreendeu cerca de 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão, na maior apreensão do tipo feita em todo o mundo, segundo o instituto.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ainda de acordo com o Ibama, a estimativa é de que 10 mil tubarões tenham morrido pela quantidade de barbatanas apreendidas. As partes dos animais são de duas espécies: tubarão Azul e tubarão Anequim, que está ameaçada de extinção. Mais de 95% da apreensão ocorreu em Santa Catarina, com 27,6 toneladas. O montante seria exportado para a Ásia ilegalmente.
Em maio, o restante das barbatanas, cerca de 1,1 tonelada, foi capturado em flagrante no Aeroporto de Guarulhos, e também seria enviado para o continente.
O Ibama informou, em nota, que tubarões são consideradas iguarias de alto valor agregado no mercado na Ásia. Desde o início deste ano, acontece a Operação Makaira, que tem como objetivo combater a pesca ilegal no país. No Brasil, não é permitido caças direcionadas a tubarões.
LEIA MAIS:
+ Weintraub ataca ex-chefe: "O bolsonarismo é uma lepra"
+ Podemos sai em defesa do senador Marcos do Val
+ Saiba como ajudar os atingidos pelo ciclone no Rio Grande do Sul