SBT News é a marca de jornalismo mais confiável do Brasil pelo 3º ano
Levantamento do Instituto Reuters comparou maiores veículos de notícia do país e mostra nível de confiança
O SBT News manteve, pelo terceiro ano consecutivo, a posição de marca mais confiável de jornalismo no Brasil. O dado foi divulgado pelo Digital News Report 2023, levantamento do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, nesta 3ª (13.jun) e apontou que 61% dos entrevistados confiam nas notícias veiculadas no portal -- entre os conteúdos on-line estão as produções do SBT Brasil e demais produtos de jornalismo do SBT.
O SBT News manteve a posição apesar da confiança dos brasileiros nas notícias ter sofrido um forte declínio no último ano: caiu seis pontos percentuais, para 48%, de acordo com a pesquisa.
+ Instale o aplicativo de notícias do SBT News
Segundo o estudo, as eleições presidenciais altamente polarizadas em 2023, seguidas por atos de vandalismo em Brasília, podem ter prejudicado a confiança dos brasileiros nas notícias.
A pesquisa também mostra que o público da mídia tradicional, como TV e mídia impressa, diminuiu significativamente na última década, enquanto o tráfego para sites e para mídia social permaneceu relativamente estável. Apesar disso, o SBT é o terceiro veículo mais citado entre TV's, Rádios e Impressos.
Houve um declínio, ainda de acordo com o estudo, acentuado no uso do Facebook para notícias -- caiu 12 pontos em dois anos para 35% este ano -- e agora é menos usado para notícias do que o Instagram. O TikTok registrou crescimento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A queda nas tiragens dos dez jornais mais vendidos continua: mais 1,4% este ano, medido pelo Instituto Verificador de Comunicação. Mas, segundo a pesquisa, a redução foi menor do que nos últimos anos.
Aplicativo
Em abril, o SBT News lançou um aplicativo para dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS. Por meio dele, o público pode acessar o portal de forma gratuita. Saiba como instalar.
+ SBT News lança aplicativo móvel com notícias do país e mundo
O aplicativo também permite ao público assistir a programas como "Agenda do Poder", "Poder Expresso", "Mapa Mundi" e "Perspectivas", com acesso às reportagens do jornalismo do SBT.
YouTube
De acordo com o levantamento do Instituto Reuters, o YouTube é a segunda rede social mais utilizada por quem busca notícias no Brasil - atrás apenas do WhatsApp.
Com mais de 5 milhões de inscritos, o YouTube do SBT News conta com uma programação diária de jornais produzidos exclusivamente para a internet, além de reportagens especiais e conteúdos que são veiculados na TV.