Para combater a desinformação, YouTube lança a iniciativa "Aperte o Pause"
Para o gerente de marketing da plataforma, Felipe Gouveia, medida é de "cidadania digital"

SBT News
A educação midiática tem sido pautada por plataformas e redes sociais, que têm desenvolvido campanhas de conscientização de seus usuários, como uma das formas de combate à desinformação. Um exemplo dessas iniciativas é a 'Aperte o Pause', do Google.
O gerente de Marketing do YouTube, Felipe Gouveia, falou sobre os objetivos da campanha no evento "Educação Midiática para a Democracia e Equidade Social" realizado na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.
"É uma iniciativa de cidadania digital, encorajando pessoas a pensarem, a ter um pensamento mais crítico referente à informação, uma atitude mais respeitosa e responsável online. E lançamos essa nossa primeira campanha que foca em literacia midiática, com o objetivo de encorajar as pessoas a pararem um pouco e considerarem a informação, a fonte, as atitudes..."
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SBT News -- O que é a iniciativa Aperte o Pause do YouTube e a importância dela nesse momento de discussão, de educação para mídia, alfabetização para mídia de uma maneira geral?
Felipe Gouveia -- O Aperte o Pause é uma campanha global é uma iniciativa de cidadania digital encorajando pessoas pensarem, ter um pensamento mais critico referente à informação, uma atitude mais respeitosa e responsável online e estamos na nossa primeira campanha, que foca em literacia midiática com o objetivo das pessoas encorajar as pessoas a pararem um pouco e considerarem a informação, a fonte, as atitudes.
SBT News -- Só pro pessoal de casa entender, literacia midiática, alfabetização?
Felipe Gouveia -- É o ensino de como lidar, como pensar na informação que está vendo e pensar além da informação que está vendo.
SBT News -- As pessoas deixam de ver televisão para assistir vídeos sem exercer aquela crítica a determinados conteúdos. Muita gente incluída nessa formação digital nasceu nesse movimento, como tornar essa crítica algo importante e essencial dentro do dia a dia do cidadão comum e cidadão geral?
Felipe Gouveia -- Sim, mostra a primeira parte é que a literacia midiática vai além de canais digitais. Você pode exercer literacia midiática vendo televisão, lendo um artigo, é realmente um músculo diferente para você exercitar. Então, nesse caso, eu acho que a maneira de trazer isso à tona e fazer isso ser mais parte da sociedade do dia a dia de uma pessoa é chamar atenção, realmente mostrar. Por exemplo, nossos materiais, eles exemplificam as situações que você deveria estar atento para disparar essa reação [de crítica] quase que natural.
SBT News -- Dá um exemplo prático...
Felipe Gouveia -- Por exemplo, quando você vem de um contexto de pessoas usando linguagem dupla, você só pode ter uma ou outra coisa, poucas coisas na vida você tem se você tem só duas alternativas. Mas, isso é um artifício que é utilizado para manipular pessoas. Então, na nossa campanha a gente chama atenção para isso, para que quando uma pessoa veja isso na vida real ela esteja já antenada que isso é um sinal de que, talvez, você tenha que pausar e avaliar melhor essa informação, se essa fonte é confiável, quais são as minhas opções de verdade.
SBT News -- Em um contexto de polarização, como o que a gente estava discutindo hoje aqui: Como a cultura do medo pode ajudar, por exemplo, na inseminação das fake news? Como vocês trabalham isso numa plataforma como o YouTube?
Felipe Gouveia -- O YouTube trabalha sobre uma estratégia de responsáveis de 4 R's? Em inglês são 4 R?s? Em português não são, mas a gente eleva conteúdo confiável, a gente premei-a, prestigia os conteúdos de criadores confiáveis, a gente remove conteúdo, infringe nossas políticas, a gente reduz conteúdo que chega perto de infringir a política. Então é essa maneira que a gente tenta controlar a existência de informação, de desinformação, fake news na nossa plataforma.
SBT News -- Como o YouTube está reagindo a essa tentativa de regulação do governo brasileiro em relação à grandes companhias como vocês?
Felipe Gouveia -- Trabalho no time de marketing. Então, acho que para responder essa pergunta teria que ser alguém de relações-públicas ou próprio time de police mesmo.
SBT News -- De que formas e como vai ser a questão da Inteligência Artificial num futuro próximo?
Felipe Gouveia -- Eu posso falar meu ponto de vista. De responsabilidade, eu acho que a resposta é a de começar com a premissa de responsabilidade. Acho que isso, já é presente, a gente vê, nosso discurso sobre inteligência artificial sempre focando na importância de pensar no poder que ela traz para a sociedade de uma maneira responsável, de já desde o começo construir essas ferramentas e essas soluções de uma maneira que realmente mantenha aquilo que a gente acredita, sendo importante nossos usuários terem segurança, o acesso à informação confiável. Então a gente faz isso e continuaríamos construindo ferramentas dessa maneira.
SBT News -- Quais outros projetos o YouTube deve implementar no Brasil?
Felipe Gouveia -- A própria campanha do Hip House vai ter novos módulos. A gente ainda tá trabalhando isso por trás, mas a informação que trabalhamos com o nosso parceiro, que esteve aqui nesse evento, eles deram para gente um currículo educacional bem rico e conseguimos destrinchar a primeira parte, ainda tem mais duas partes uma sobre avaliar a credibilidade de conteúdo e a outra sobre compartilhar com consciência. Esses são tópicos que a gente deve abordar nas próximas versões da campanha.
Confira a entrevista na íntegra com o gerente de Marketing do YouTube, Felipe Gouveia: