Publicidade
Brasil

Petrobras vai recorrer contra Ibama por poço de petróleo no Amazonas

Instituto vetou exploração de petróleo na bacia da foz do Rio Amazonas; empresa questiona

Imagem da noticia Petrobras vai recorrer contra Ibama por poço de petróleo no Amazonas
Fachada Petrobras
• Atualizado em
Publicidade

A Petrobras disse ter recebido com surpresa a resposta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em vetar o pedido de exploração de petróleo na bacia da foz do Rio Amazonas, no Amapá. Em comunicado divulgado nesta 5ª feira (18.mai), a petroleira também informou que vai recorrer da determinação.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

No texto, a empresa diz que "atendeu rigorosamente todos os requisitos do processo de licenciamento", e afirma que não recebeu a notificação oficial que negou o pedido. "A companhia continuará buscando essa licença e exercerá seu direito de pedir reconsideração em âmbito administrativo", diz trecho da publicação.

O posicionamento veio um dia após o Ibama negar a exploração na região do Amapá. Sob alçada do Ministério do Meio Ambiente, a autarquia disse que o pedido da Petrobras teve "inconsistências técnicas", e que não há garantias de segurança ao meio ambiente em possíveis acidentes com derramamento de petróleo.

Em nota divulgada nesta 5ª, o ministério defendeu a decisão do Ibama e disse ter solicitado à Petrobras mais estudos para esclarecer dúvidas para propostas relacionadas à Margem Equatorial de maneira ambientalmente segura.

"Trata-se de um processo de reconhecimento do subsolo brasileiro, a partir da perfuração de apenas um poço, para fins de pesquisa, com o objetivo de verificar as potencialidades da região e, principalmente, as oportunidades para as brasileiras e os brasileiros", afirma o ministério.

+ Ibama nega licença para Petrobras perfurar bacia da foz do Amazonas

A pasta também afirma que se for verificada existência de petróleo e gás natural no bloco o governo poderá tomar decisões para o "aproveitamento das potencialidades".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade