Brasil tem apenas 19% de hospitais com UTIs de alta qualidade
Dos 135 de alta performance, 117 são particulares. Em São Gonçalo (RJ), hospital público é referência

Liane Borges
Um levantamento inédito da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) revelou que apenas 19% dos hospitais do país têm unidades de terapia intensiva com desempenho de alta qualidade. Foram avaliados 707 hospitais públicos e particulares; 135 estão entre os de alta performance.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Dos centros médicos analisados, 35% têm UTIs que atendem aos requisitos necessários. A avaliação considera, principalmente, dados da taxa de mortalidade relacionada à gravidade da internação e recursos utilizados durante a internação dos pacientes.
O levantamento também aponta a performance, indicadores de segurança e qualidade técnica exigidas por agências de vigilância sanitária. A rede particular tem as UTIs mais bem avaliadas, com 117 hospitais.
Apenas 18 são públicos, como o Hospital Estadual Aberto Torres, em São Gonçalo (RJ). No local, a redução do tempo de internação dos pacientes na terapia intensiva é uma das principais conquistas, passando de dez para sete dias em média, no último ano. Foi o quinto ano consecutivo que o hospital recebeu o selo de qualidade por baixa mortalidade e otimização de recursos.