Fenômeno raro: onda de frio faz nevar no sul do país em abril
Nos próximos dias, massa de ar frio deve alcançar também outras regiões brasileiras
Gabriela Lerina
A onda de frio que atinge o sul do país trouxe até neve, fenômeno raro para o mês de abril. Em Porto Alegre, esta 5ª feira (20.abr) começou com a temperatura mais baixa do ano: 10,5°C.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No interior gaúcho fez ainda mais frio. Em Santa Maria, muita gente encasacada para enfrentar os 9°C do início da manhã. A temperatura mais baixa foi de 3,2ºC em Lagoa Vermelha. A "friaca" também chegou aos estados vizinhos.
Em Santa Catarina teve até neve, a primeira do ano. O fenômeno, raro nessa época, veio acompanhado de chuva congelada e ocorreu na noite de 4ª feira (19.abr) em Bom Jardim da Serra. A temperatura na região ficou na casa dos 2ºC.
As baixas temperaturas em pleno mês de abril têm explicação: uma massa de ar polar entrou pela região sul do país e se juntou à atuação de um ciclone, que intensificou o frio. Nos próximos dias, ele alcança também outras regiões brasileiras.
"A massa de ar frio que trouxe neve e geada para alguns pontos do sul do Brasil se expande alcançando o sul de Minas Gerais, sul do Mato Grosso do Sul e até mesmo o Rio de Janeiro. Na capital fluminense, a temperatura deve baixar dos 20°C, e em São Paulo, nos bairros mais frios da capital, a temperatura poderá ter apenas um dígito, sendo uma das mais baixas deste ano até agora", afirma o meteorologista Estael Sias.
Leia também: