Brasil já registra 121 mil denúncias de violações de direitos humanos em 2023
Dados foram compilados a partir do Disque 100; SP e RJ lideram ranking de ocorrências
Camila Stucaluc
O Brasil já registrou, apenas entre janeiro e março de 2023, 121,5 mil denúncias de violações de direitos humanos. A cifra, baseada nas ligações ao Disque 100, foi divulgada na 5ª feira (6.abr) pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que agora começará a informar os registros de forma trimestral.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O mês com mais denúncias, até o momento, foi janeiro, que registrou 42.349. Em seguida, está março, com 42.062, e fevereiro, com 37.101. Entre as vítimas de violações, estão crianças e adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, indivíduos em restrição de liberdade e pessoas em situação de rua.
Os cenários das violências, por sua vez, incluem casa da vítima e/ou do suspeito, ambiente virtual, via pública, instituição de ensino, estabelecimento de saúde, local de trabalho e órgãos públicos. Segundo os dados, São Paulo lidera o ranking de denúncias, com 32.236 ocorrências, seguido pelo Rio de Janeiro (17 mil) e Minas Gerais (13 mil).
+ Ligue 180 passa a atender também pelo WhatsApp
"É preciso que toda a sociedade denuncie violações de direitos humanos para que vidas sejam salvas e o Poder Público tenha dados que orientem as ações. Queremos a participação ativa de todas as pessoas, tanto denunciando violações como atuando no desenvolvimento e promoção de políticas públicas", disse o ouvidor nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira.