Milhares de pessoas acompanham Procissão do Fogaréu
Celebração deste ano recebeu cerca de R$ 150 mil de investimento
Mateus Oliveira
Na cidade de Goiás, milhares de pessoas acompanharam uma das mais importantes celebrações da Semana Santa no Brasil: a Procissão do Fogaréu.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Horas antes do início da procissão, as ruas da cidade histórica de Goiás já estavam tomadas por visitantes vindos de todas as partes do país. O delegado Bruno Boaventura saiu do Tocantins, está em viagem com a família e aproveitou para prestigiar o evento local.
A Procissão do Fogaréu deste ano recebeu cerca de R$ 150 mil de investimento. São esperados mais de 15 mil visitantes durante a programação da Semana Santa.
A celebração religiosa representa a perseguição de Jesus Cristo pelos romanos. Com olhares atentos, o público observou a encenação do julgamento de Jesus. Segundo a Bíblia, foi o governador romano Pôncio Pilatos que condenou Cristo.
Neste ano, uma novidade: crianças e adolescentes de escolas públicas locais fizeram parte do coral que entoa canções do século 18 durante o trajeto.
Há quase 300 anos, 40 homens vestidos com fantasistas coloridas encarnam os farricocos, a representação dos soldados romanos que perseguiram e prenderam Jesus Cristo. Com tochas nas mãos, eles caminham descalços pelas ruas de pedra do centro histórico.
A caminhada começa na Igreja da Boa Morte, passando pelas ruas e becos da cidade até chegar à Igreja do Rosário, que representa o local da última ceia. O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) empunhou uma das tochas e caminhou à frente dos farricocos em parte do percurso. As batidas de tambor ficam mais aceleradas e sinalizam o ponto alto da Procissão do Fogaréu.
A frente da Igreja de São Francisco de Paula se transforma no Monte das Oliveiras, local em que Jesus foi preso, a marca do início da Paixão de Cristo. Ao toque de clarim, a encenação que teve início em 1745 chega ao fim, com um dos farricocos trazendo a imagem de Jesus pintada em um estandarte.
Veja também: