Defesa Civil de SP alerta para temporais no litoral durante feriado de Páscoa
Órgão diz que há risco de desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações e alagamentos nas áreas mais vulneráveis.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para chuvas fortes e contínuas durante o feriado de Páscoa. Os temporais devem atingir principalmente a faixa leste do estado a partir desta 6ª feira (7.abr), permanecendo até 2ª feira (10.abr).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo dados divulgados durante reunião realizada nesta 4ªfeira (5.abr), entre o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) do Estado, Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), há condições de chuvas fortes e contínuas e moderada, acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, com risco para transtornos como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios. Portanto, se ressalta a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.
O destaque e atenção ficam voltados para Baixada Santista, Itapeva, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Serra da Mantiqueira, onde haverá chuva forte e continua. Na capital, Região Metropolitana de São Paulo, Sorocaba e Campinas a previsão é de chuva moderada.
A recomendação é que turistas que descerão para o Litoral Paulista, principalmente para o Litoral Norte, redobrem a atenção. Alguns trechos que margeiam as rodovias da região ainda apresentam sinais de instabilidade devido a tragédia que aconteceu no Carnaval, quando deslizamentos provocados por um temporal histórico causaram 65 mortes e destruição.
A Defesa Civil alerta ainda para que os moradores fiquem atentos a qualquer sinal de perigo: "Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.", afirma o órgão na nota.