Publicidade
Brasil

Defesa Civil de SP alerta para temporais no litoral durante feriado de Páscoa

Órgão diz que há risco de desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações e alagamentos nas áreas mais vulneráveis.

Imagem da noticia Defesa Civil de SP alerta para temporais no litoral durante feriado de Páscoa
Chuvas fortes devem atingir litoral de São Paulo na Páscoa
• Atualizado em
Publicidade

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para chuvas fortes e contínuas durante o feriado de Páscoa. Os temporais devem atingir principalmente a faixa leste do estado a partir desta 6ª feira (7.abr), permanecendo até 2ª feira (10.abr). 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo dados divulgados durante reunião realizada nesta  4ªfeira (5.abr), entre o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) do Estado, Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), há condições de chuvas fortes e contínuas e moderada, acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, com risco para transtornos como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios. Portanto, se ressalta a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.

O destaque e atenção ficam voltados para Baixada Santista, Itapeva, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Serra da Mantiqueira, onde haverá chuva forte e continua. Na capital, Região Metropolitana de São Paulo, Sorocaba e Campinas a previsão é de chuva moderada.

A recomendação é que turistas que descerão para o Litoral Paulista, principalmente para o Litoral Norte, redobrem a atenção. Alguns trechos que margeiam as rodovias da região ainda apresentam sinais de instabilidade devido a tragédia que aconteceu no Carnaval, quando deslizamentos provocados por um temporal histórico causaram 65 mortes e destruição.

A Defesa Civil alerta ainda para que os moradores fiquem atentos a qualquer sinal de perigo: "Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.", afirma o órgão na nota.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade