Publicidade
Brasil

Vulnerabilidades climáticas poderão ser mapeadas em plataforma do governo

Serviço online monitora terrenos e comunidades com chances de sofrer com os extremos

Imagem da noticia Vulnerabilidades climáticas poderão ser mapeadas em plataforma do governo
SP
• Atualizado em
Publicidade

Os extremos climáticos e as chances de desastres, no Brasil, poderão ser identificados, a partir de agora, em uma plataforma online de pesquisa. A ClimaAdapt reúne dados públicos de diferentes órgãos ambientais. São 15 tipos informações que podem ser analisadas separadamente ou em conjunto. Tem como verificar condição do solo, declividade do terreno, condições das estradas quanto a deslizamentos e alagamentos, nível de rios e mares, assim como também o índice desenvolvimento humano ou o PIB per capita de um bairro.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A ferramenta foi desenvolvida pela Microsoft do Brasil a pedido do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). "Entender a vulnerabilidade às mudanças do clima é importante para compreendermos melhor os riscos que a população está exposta quando há ocorrência de chuvas extremas, depressões tropicais, ciclones extratropicais, secas severas e outros eventos climáticos extremos e assim desenvolvermos uma resiliência climática", explicou o ministro da pasta Waldez Góes.

O MIDR ainda escalreceu que são classificadas como vulnerabilidades as características específicas climáticas, ambientais e sociais de um terreno que fazem com que ele seja mais suscetível ou não aos impactos adversos do clima. Waldez ainda salientou que "trata-se de um sistema extremamente inovador, simples, intuitivo e visual, que permite a análise da vulnerabilidade de todo o território brasileiro".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade