Publicidade
Brasil

Ações celebram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em São Paulo caminhada sai do Memorial da América Latina e monumentos adotam iluminação azul

Imagem da noticia Ações celebram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
• Atualizado em
Publicidade

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste domingo (2.abr) é mercado por eventos e caminhadas em várias capitais do país. Esse ano o tema nacional da campanha é "Mais Informação, Menos Preconceito". O objetivo é informar e esclarecer a população sobre o TEA (transtorno do espectro autista) e diminuir o preconceito em relação ao tema.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Pela manhã, no Rio de Janeiro, teve caminhada, organizada pelo Instituto Autismo, na Praia de Copacabana. Na última semana um caso chamou atenção e repercutiu em todo o país, após a divulgação de um vídeo com uma menina autista sofrendo bullying de outros adolescentes no pátio de uma escola em Natividade, no Noroeste Fluminense. 

Após o episódio, alunos se mobilizaram em protesto na porta da escola, e pediram justiça pela vítima. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que foi instaurada uma sindicância para a apuração detalhada de todos os fatos, incluindo a atuação da diretoria da escola. Uma ocorrência foi aberta na delegacia da cidade no Estado do Rio.

São Paulo

Na cidade de São Paulo, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo ganhou o apoio da prefeitura. Em celebração a data, haverá a 4ª Caminhada em prol da conscientização pelo Autismo, que acontecerá na Praça Cívica, portão 2, do Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda, a partir das 14h. 

Além disso, os CERS (Centros Especializados de Reabilitação) oferecerão programação especial durante a semana, com rodas de conversas, oficinas de artes, palestras e ações recreativas. Neste domingo (2.abr) monumentos da cidade receberão iluminução azul, a cor alusiva a conscientização sobre o autismo em todo o mundo.

Logo mais, estarão iluminados os seguintes monumentos: Ponte Estaiada, Biblioteca Mário de Andrade, Pateo do Collegio, Viaduto do Chá, sede da Prefeitura de São Paulo e Monumento às Bandeiras.

Monumento às Bandeiras, no Parque Ibirapuera, iluminado de azul em referência ao autismo | Reprodução

Dia Mundial

A data de 2 de abril foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2007, como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criada para chamar a atenção da sociedade sobre o autismo. 

O TEA se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a Organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade