Previsão do tempo: crateras gigantes ameaçam engolir casas no Maranhão
No Acre, 39 bairros já estão alagados com o transbordamento de rios e igarapés
Pablo Valler
A chuva abriu crateras de 70 metros de profunfidade e até 500 metros de largura em Buriticupu, a 400 quilômetros de São Luis, no Maranhão. Mais de 30 mil famílias foram afetadas de alguma forma. A maioria foi retirada de casa. Alguns imóveis estão muito próximos de ser engolidos.
O pior é que a previsão é de chuva para a semana inteira na região nordeste. Assim como para o norte, onde o problema é outro. Os rios, incluindo o grandioso Acre, estão transbordando. O nível máximo -- para que não alcance vias urbanas -- é de 14 metros, mas já está perto dos 17.
A chuva nas regiões nordeste e norte ainda é causada pelo calor e a umidade das próprias regiões. Mas também pela infiltração marítima, que está alta devido aos ventos. Ela também contribui para o fenômeno que atua no sul e sudeste, aquela frente fria, que está persistente.
Nesta 3ª feira (28.mar) chega ao Espírito Santo, onde deve chover quase o dia todo. O mesmo para o Rio de Janeiro e o litoral paulista. Já a grande São Paulo e Belo Horizonte podem amanhecer com sol, mas a chuva chega a tarde. O interior desses estados pode ter um dia de sol firme.
O centro-oeste verá a chuva diminuir. Somente Goiás e mais ao leste de Mato Grosso que pode ter chuva, ainda assim rápida.
Temperatura e precipitação:
Buriticupu, MA: 21 a 29 °C com 90% de chance de chuva de 30 mm
Rio Branco, AC: 22 a 32 °C com 90% de chance de chuva de 15 mm
Goiânia, GO: 19 a 32 °C com 67% de chance de chuva de 5 mm
São Paulo, SP: 18 a 27 °C com 90% de chande de chuva de 8 mm
Curitiba, PR: 15 a 24 °C com 90% de chance de chuva de 4 mm
Veja também: