Publicidade
Brasil

Chuvas intensas provocam estragos em Manaus; crianças ficam soterradas

No Acre, mais de 5 mil famílias estão desalojadas por causa de chuvas

Imagem da noticia Chuvas intensas provocam estragos em Manaus; crianças ficam soterradas
Alagamentos e destruição causados por chuva (Reprodução/SBT Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

Chuvas intensas, neste sábado (25.mar), provocaram muitos estragos em Manaus. Casas foram arrastadas e houve vários desabamentos. A cidade mantém alerta para novos temporais.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em um bairro da zona leste de Manaus, a forte chuva destruiu várias casas. Houve deslizamento de terra e duas crianças ficaram soterradas. Elas foram resgatadas por vizinhos e encaminhadas a um hospital. Segundo a Defesa Civil, a família anterior, que morava no local, foi retirada pelo poder público, recebeu aluguel social e realocou a casa em situação de risco para esta outra família que sofreu com o desabamento.

Em diversos bairros da cidade, moradores estão desolados. As lágrimas de seu Nonato são de dor. A esposa dele, Rosilda Andrade, diz que não acreditou quando viu a filha desesperada em meio ao temporal.
ao ver a casa destruída, e quase todos os móveis e roupas perdidos// 

Uma criança foi resgatada com a ajuda de uma caixa de isopor. Parte de um muro desabou e a casa ficou totalmente tomada pela lama. O bebê da Josiane Gaspar se afogou quando ela e os filhos mais velhos tentavam sair.

Houve manifestações em vários locais na cidade. Moradores fecharam as principais vias da capital, atearam fogo em móveis que foram perdidos com os alagamentos para chamar a atenção das autoridades.

Em Manaus, foram registradas mais de 90 ocorrências durante a forte chuva deste sábado. O prefeito, David Almeida (Avante), reuniu autoridades para percorrer as áreas afetadas e monitorar as demais regiões do município.

Além de Manaus, as chuvas também castigaram outros estados. No Acre, mais de 5 mil famílias estão desalojadas e, assim como na capital amazonense, foram abrigadas em igrejas e escolas. No Maranhão, 38 cidades decretaram estado de emergência. E, pelo menos até este domingo (26.mar), há alertas para mais temporais.

Estragos também na Bahia. Em salvador, a chuva deixou ruas alagadas. Um morador usou a carcaça de uma geladeira para se locomover. Diversos pontos de alagamento foram registrados por conta da chuva em Salvador, neste sábado. Em um vídeo compartilhado por meio das redes sociais, é possível ver pessoas com água na altura do joelho e um ônibus passando com dificuldade em uma via completamente tomada pela água, onde não é possível ver nenhuma parte do asfalto. "Em Paripe, agora a maré está cheia", comentou uma pessoa, ao divulgar o vídeo.

Em outra imagem, motoristas reduzem a velocidade ao passar por um trecho da BR-324, sentido Feira de Santana. Situações como essa foram registradas ainda em outros pontos da capital e do interior da Bahia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para o estado por conta das chuvas intensas.

Na última 6ª feira (24.mar), a prefeitura de Salvador anunciou o início da Operação Chuva 2023. Apesar das chuvas intensas já registradas neste mês de março, a estimativa é que as precipitações em abril deste ano se apresentem acima da média histórica para o mês. A média histórica para abril, segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), é de 284,9 mm. Entre maio e junho, o órgão prevê quantitativo semelhante às médias climatológicas dos últimos anos, respectivamente 302,2 mm e 237,6 mm.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade