Hora do Planeta: o apagar das luzes em campanha pela preservação da natureza
Cristo Redentor ficará às escuras por uma hora, a partir das 20h30. Iniciativa alerta para emergências climáticas
SBT News
Da hora em que esse texto foi escrito até às 20h30 deste sábado (25.mar), muitas luzes estarão acesas mundo afora. São casas, empresas, indústrias com bilhões de lâmpadas e equipamentos conectados. Mas, naquele horário, algumas luzes importantes vão se apagar - pode ser a da sua sala ou a de um grande monumento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
É a Hora do Planeta, evento criado pela organização não-governamental WWF, que ocorre todos os anos para alertar a sociedade para os perigos da crise climática e refletir nos cuidados com o planeta.
O grupo propõe que pessoas e empresas apaguem as luzes por 60 minutos como medida "básica" do movimento. Ao envolver o cuidado com o planeta, outras maneiras de atuar são muito bem-vindas, como plantar uma árvore ou limpar praças ou a praia.
No Brasil, o "apagão" em prol de um mundo mais equilibrado ocorre desde 2009. Símbolo maior do país para o mundo, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro (RJ) continuará de braços abertos, mas às escuras, alertando para a emergência do clima.
O esforço global visa acumular mais de 60 mil horas, número que equivale a sete anos de ação em apenas uma hora. O objetivo maior é conscientizar as pessoas até 2030, com a expectativa de criar a maior Hora do Planeta daqui a sete anos.
VEJA TAMBÉM: