Chuvas no litoral de SP: mais de 6,5 mil carros foram resgatados da lama
Operação se concentrou nas cidades de São Sebastião, Guarujá e Bertioga, no litoral norte
Wagner Lauria Jr.
Uma força-tarefa envolvendo diversas seguradoras foi responsável pelo resgate de mais de 6.500 veículos, que estavam encalhados na lama causada pelas fortes chuvas que atingiram as cidades do Litoral Norte de São Paulo, em fevereiro deste ano. A ação se concentrou em São Sebastião, Guarujá e Bertioga.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Para conseguir chegar aos locais atingidos, foram utilizados veículos especiais aquáticos (marruás e motos aquáticas), helicópteros, viaturas, guinchos e caminhonetes. Em nota, a Federação Nacional dos Seguros Gerais (Fenseg), informou que nas ações as seguradoras retiraram "todos os veículos resgatados de áreas críticas da região - que estavam sob risco de novos desmoronamentos -, sem exigir qualquer contrapartida, deixando para depois a identificação completa dos documentos dos segurados e a subsequente divisão de responsabilidades quanto às indenizações".
Além disso, a Fenseg ressaltou o trabalho humanitário que está sendo feito pelas seguradoras, que também estão auxiliando nas campanhas de arrecadação de roupas e mantimentos para as vítimas.
Em entrevista para o SBT Brasil, o presidente da Federação, Marcelo Sebastião, detalhou como funciona a cobertura de seguros: "A contratação que cobre alagamento é a cobertura compreensiva, aquela que nós chamamos de seguro total -- porque ela cobre colisão, incêndio e roubo, alagamento parcial e total, oriundo de água doce como também chuva de granizo e queda de árvore", disse Marcelo.