PF realiza 8ª fase de operação contra envolvidos em atos golpistas do 8/1
São cumpridos mais de 70 mandados judiciais em 10 Estados. Mulher que pichou "perdeu, mané" também foi presa
Camila Stucaluc
A Polícia Federal realiza, nesta 6ª feira (17.mar), a oitava fase da operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar os envolvidos na invasão ao prédio dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Ao todo, são cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e 32 de prisão preventiva em 10 estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal..
Segundo os agentes, os fatos investigados constituem, em tese, nos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e incitação ao crime. Acusações de destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido também englobam a lista. Um dos alvos da Polícia Federal foi a mulher flagrada em imagens que pichou a frase "perdeu, mané" na estátua que representa a Justiça, localizada em frente ao prédio-sede do STF.
A operação Lesa Pátria visa auxiliar a Justiça a identificar e deter os envolvidos nos atos golpistas, tanto os que participaram como os que incentivaram ou financiaram a invasão. Além dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os agentes buscam policiais militares e outras autoridades que dificultaram as ações de segurança na data.
Segundo a Polícia Federal, a operação está separada da seguinte forma:
- Bahia: 2 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão;
- Distrito Federal: 2 mandados de busca e apreensão;
- Espírito Santo: 1 mandado de busca e apreensão e 1 mandado de prisão;
- Goiás: 2 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão ;
- Maranhão: 1 mandado de busca e apreensão e 1 mandado de prisão ;
- Minas Gerais: 9 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão (um dos alvos será apenas de buscas);
- Paraná: 2 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão;
- Rondônia: 11 mandados de busca e apreensão;
- Rio Grande do Sul: 3 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão;
- São Paulo: 13 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão.
Na tarde de 5ª feira (16.mar), o Supremo Tribunal Federal (STF) informou que concluiu a análise dos pedidos de liberdade provisória feitos pelas defesas dos presos em flagrante.
Dos 2.151 indivíduos, 745 foram liberados, mas seguem cumprindo medidas cautelares, como recolhimento domiciliar no período noturno e o cancelamento de passaportes.
Flávio Dino comentou nas redes sociais
Em sua conta na rede social Twitter, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, comentou a operação desta 6ª feira e disse que a PF 'segue cumprindo a sua missão constitucional" contra os envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
"A Polícia Federal segue cumprindo a sua missão constitucional, na condição de Polícia Judiciária da União. Os atos criminosos do dia 8 de janeiro seguem em investigação e mandados judiciais estão sendo cumpridos hoje, em 10 estados", disse Dino no Twitter.
A Polícia Federal segue cumprindo a sua missão constitucional, na condição de Polícia Judiciária da União. Os atos criminosos do dia 8 de janeiro seguem em investigação e mandados judiciais estão sendo cumpridos hoje, em 10 estados.
? Flávio Dino ?? (@FlavioDino) March 17, 2023
+ Coronel diz que bolsonaristas viviam realidade paralela: "Disse que era ET"