Motoristas de SP podem ter 40% de desconto em multas de trânsito
Benefício é válido para quem não recorrer da multa e reconhecer que cometeu a infração; veja como aderir
Emanuelle Menezes
Motoristas de todo o estado de São Paulo vão poder ter desconto de 40% no pagamento de multas de trânsito, a partir desta 4ª feira (15.mar). O benefício é válido para aqueles que não recorrerem da multa, reconhecendo que cometeram a infração.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nesse primeiro momento, o desconto será válido para multas emitidas por agentes do Detran.
A redução do valor é baseada na economia de custos obtida por meio da digitalização do processo de aviso e das cobranças, das dispensas da impressão das notificações de autuação e de infração e da análise dos eventuais recursos.
O novo Código de Trânsito Brasileiro, instituído em abril de 2021, já previa essa possibilidade, mas só agora o estado de São Paulo aderiu ao SNE, o Sistema de Notificações Eletrônicas.
Entenda como conseguir o desconto:
- O motorista precisa ter, em seu celular, o aplicativo da Carteira de Trânsito Digital ou estar cadastrado no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran);
- Após realizar o cadastro, é preciso optar pela Adesão ao SNE;
- Com isso, será possível baixar cada multa para pagamento com valor reduzido, válido até a data do vencimento original, desde que o motorista renuncie ao recurso ou defesa e faça o reconhecimento da infração antes da disponibilização da notificação de penalidade da referida multa no sistema;
- A adesão ao SNE não é obrigatória. Quem optar por não se cadastrar continuará recebendo as notificações de multas por correspondência, sem direito ao desconto de 40%.
Leia também: