Brasil tem mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras
Quase metade das empresárias diz ter iniciado o próprio negócio por necessidade, indica pesquisa
Fernanda Trigueiro
Um levantamento realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora mostra que cerca de 30 milhões de mulheres empreendem no Brasil. O número faz do país o sétimo com mais empreendedoras do mundo. Entre as atividades mais comuns dessas empresárias está a venda de produtos (55%) e a prestação de serviços (32%).
Solange é uma das milhares de brasileiras que decidiu largar o trabalho com carteira assinada para ser dona do próprio negócio. Hoje, ela é uma das sócias de uma empresa de gestão comercial. Mas, chegar a essa posição não foi fácil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O meu maior desafio foi mostrar que, eu sendo mulher, não era impeditivo para eu ser uma profissional capacitada. Foi eu ter que me validar todos os dias", conta a CEO Solange Freitas.
Contudo, para uma das idealizadoras da pesquisa, na grande maioria dos casos é a necessidade que leva as mulheres a empreenderem. E, para fazer dar certo, tem que ter muito mais do que coragem.
"Na nossa pesquisa, a gente percebeu que 80% dessas mulheres que empreendem, elas acreditam sim que cuidados com a casa e com a família atrapalham ela a focar no negócio. Então, essa jornada dupla que ainda cai às mulheres acaba sendo uma outra barreira social", explica a presidente do Instituto Rede Mulher Empreendedora, Célia Kano.
A maioria das empreendedoras têm idades entre 35 e 40 anos; 50% são negras, pertencem à classe C e atuam na informalidade. Ainda de acordo com a pesquisa, 45% ainda não conseguem se sustentar com o que recebem - 41% ganham até R$ 2.500. Além disso, 73% delas são mães.
"Dai se faz mais necessária ainda a questão da rede de apoio. Questão de creche, políticas públicas para apoiar essa jornada dupla de quem empreende", acrescenta Célia Kano.
Os desafios são muitos, mas a vontade de mudar este cenário também é grande. Por isso, a maioria das empreendedoras prioriza a contratação de funcionárias. Uma impulsiona a outra e, assim, mesmo sem poder apagar o passado, é possível hoje pensar no futuro.
Na empresa de Solange, 80% da equipe é formada por mulheres. Monique vem trilhando seu caminho. "Quando você vê outras mulheres conseguindo, você fala 'por que eu não consigo, né?'", observa a diretora comercial Monique Vancetto.
"A gente acredita muito que essas mulheres, elas estão empreendendo, e não estão empreendendo apenas para si. Elas empreendem para a comunidade, para a família... então, investir em uma mulher é investir na sociedade também", conclui a presidente do Instituto Rede Mulher Empreendedora.
Leia também: