Publicidade
Brasil

Vídeo: março ainda será de chuva acima da média, indica meteorologia

Sudeste e Nordeste estendem as instabilidades. Sul continua a sofrer com estiagem

Imagem da noticia Vídeo: março ainda será de chuva acima da média, indica meteorologia
MA
• Atualizado em
Publicidade

Só mesmo em abril para o clima ficar mais perto da normalidade. Março ainda será de chuva acima da média. A área apenas diminui um pouco. A faixa litorânea do nordeste tem sinal de chuva "muito acima da média". Já as capitais e o interior da região terão chuva "acima da média". Assim como o sudeste. Mas, nessa região, São Paulo volta a normalidade mais cedo.

Também continuam as condições contrárias, de seca, no sul. "Abaixo da média" no Paraná, em Santa Catarina e metade leste do Rio Grande do Sul. "Muito acima da média" na metade oeste do Rio Grande do Sul.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Outros estados já estarão na normalidade. As informações são da meteorologia da ClimaTempo. Já a explicação sobre as causas é do meteorologista Francisco de Assis. Ele conta que o fenômeno La Niña, que gera mais umidade na linha equatorial, sobre os estados do norte, influencia muito. "A umidade gerada na Amazônia continua a se espalhar. Além disso tem o aquecimento global". Como consequência da mudança climática, o oceano Atlântico se mantém 1 ou 2 °C mais quente.

Porém, Franscisco também adianta que o La Niña está perdendo efeito. Até abril deve "sumir do mapa" e, por isso, a normalidade deve retornar - por pouco tempo, uns três meses. Depois, a influência muda, com o El Niño à vista.

Veja mais detalhes no vídeo:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade