Saúde inicia campanha de vacinação na terra indígena Yanomami
Serão aplicadas vacinas bivalentes contra covid-19 e doses do calendário de rotina
O Ministério da Saúde inicia, neste sábado (25.fev), a campanha de vacinação no território indígena Yanomami, em Roraima. Segundo a pasta, a ação acontecerá com apoio do SUS e a população será imunizada com vacinas bivalentes contra a covid-19, bem como doses de rotina do calendário de vacinação para crianças e adultos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Inicialmente, o cronograma de imunização estava previsto para começar no dia 27 de fevereiro, juntamente com a campanha nacional. No entanto, em meio à crise sanitária e humanitária encontrada no território indígena, as aplicações foram antecipadas e devem atender as seis comunidades instaladas na região.
Até o momento, as equipes de saúde realizaram 403 atendimentos na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) e 157 pacientes tiveram alta. No local, foram diagnosticados 54 casos de desnutrição, 41 de pneumonia, 24 de doenças diarreicas agudas e 26 de malária. Outros 1.783 atendimentos foram realizados pela Força Nacional do SUS.
+ MPF investiga supostas falhas do governo Bolsonaro na proteção de indígenas
A situação no território Yanomami é investigada pela Polícia Federal (PF) e está sendo acompanhada por ministros do governo, que comandam a retirada de garimpeiros da região. O grupo é apontado como um dos principais causadores da crise, uma vez que as atividades ilegais espantam a caça e contaminam a água dos rios.